Vamos analisar cada afirmativa:
1) “Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor...”
❌ FALSO
Na pedagogia libertadora (Paulo Freire), o ensino não é centrado no professor.
O foco é no diálogo, na problematização e na construção coletiva do conhecimento.
2) “Os métodos da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial... nem do saber espontâneo.”
✔️ VERDADEIRO
De acordo com Libâneo, essa pedagogia parte da mediação entre o saber elaborado (científico) e o saber cotidiano do aluno.
Não é puro depósito, nem espontaneísmo.
3) “Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno...”
❌ FALSO
Na pedagogia não-diretiva (Carl Rogers), o professor não transmite conteúdos, tampouco é elo entre “verdade científica” e aluno.
Ele atua como facilitador da aprendizagem, não como instrutor.
4) “Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno...”
✔️ VERDADEIRO
Na pedagogia tradicional, os conteúdos têm caráter enciclopédico, abstrato e desvinculado da realidade do aluno, valorizando o saber intelectual.
✔️ Sequência: F, V, F, V
Portanto, a alternativa correta é:
✅ a) F, V, F, V.