Vamos analisar com cuidado cada afirmativa e relacioná-la às concepções de ensino e avaliação:
I. Autoavaliação que favorece autonomia do aluno
“Leva o educando, sob acompanhamento do professor, a questionar, controlar e reorientar sua aprendizagem.”
✔️ Corresponde às concepções Humanista e Sociocultural.
Humanista → valoriza desenvolvimento pessoal, autonomia e reflexão sobre o próprio aprendizado.
Sociocultural → aprendizagem como processo interativo, mediado pelo professor e pelo contexto social.
II. Ensino baseado na memorização; avaliação em erros e acertos
Provas, exercícios e chamadas para medir reprodução do conteúdo.
✔️ Corresponde à concepção Tecnicista.
Tecnicista → foco em conteúdos, desempenho mecânico, memorização e controle do professor.
III. Foco nos conteúdos; instrumentos diversos para medir desempenho
Testes, questionários, fichas de registro, escalas de atitude.
✔️ Também se relaciona à concepção Tecnicista.
O foco está nos conteúdos a serem ensinados e no controle do desempenho, não na autonomia ou no desenvolvimento integral do aluno.
✅ Conclusão
I → Humanista/Sociocultural
II → Tecnicista
III → Tecnicista
Resposta correta:
b) I apresenta um tipo de avaliação praticada nas concepções Humanista e Sociocultural.