Processando...

Questões comentadas SEE-MG de Conhecimento Específico de Assistente de Educação | 41334

#41334
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimento Específico de Assistente de Educação
Concurso
SEE-MG
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Manhê! Tirei um dez na prova

Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

Decorei toda lição

Mas que avaliação se pratica em nosso país?

Não errei nenhuma questão

Não aprendi nada de bom

Mas tirei dez (boa filhão!)

(Trecho da Música Estudo Errado – Gabriel Pensador)


I. A música “Estudo Errado”, de Gabriel Pensador (1995), faz uma crítica à escola tradicional/tecnicista no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e ao processo avaliativo.

PORQUE

II. De acordo com Vasconcellos (2003), existe um equívoco na concepção de avaliação que não permite avanços no processo de ensino e aprendizagem. Esses equívocos estão relacionados ao referencial da avaliação, ao objeto da avaliação, ao conteúdo solicitado na avaliação, à forma da avaliação e à avaliação desarticulada da organização escolar. É CORRETO afirmar que 

Comentários da questão

  • - 18/11/2025 às 15:17

    Vamos analisar de forma clara:


    I. A música faz crítica à escola tradicional/tecnicista

    ✔️ Verdadeira. O trecho da música denuncia avaliações focadas em notas e memorização, típicas de uma escola tradicional que privilegia o desempenho numérico em vez da aprendizagem significativa.


    II. Vasconcellos (2003) sobre equívocos na avaliação

    ✔️ Verdadeira. Vasconcellos aponta problemas como:

    • Avaliação desarticulada do ensino
    • Conteúdos e formas de avaliação inadequados
    • Avaliação que não promove avanço no processo de aprendizagem

    Relação entre I e II

    ✔️ II justifica I. A música ilustra justamente esses problemas identificados por Vasconcellos: notas altas não refletem aprendizagem real, criticando o modelo tradicional.


    Conclusão

    Resposta correta: b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.