Processando...

Questões comentadas SEE-MG de Conhecimento Específico de Assistente de Educação | 41332

#41332
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimento Específico de Assistente de Educação
Concurso
SEE-MG
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Toda situação didática imposta de maneira uniforme a todos os alunos será totalmente inadequada para o grupo, pois, para alguns, será fácil demais, para outros, difícil demais. Daí, então, a importância do ensino diferenciado e também da avaliação diferenciada, para que possibilite a cada aluno ser avaliado de acordo com suas habilidades orais, visuais e escritas.

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:

Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:

I. Deve-se proceder unicamente a uma avaliação afetiva porque o carinho e a atenção são cuidados que superam todas as formas de avaliar pessoas com necessidades educacionais especiais,

II. A avaliação deve ser qualitativa e processual, se pautando no diagnóstico e em instrumentos variados para que as reais necessidades educacionais sejam atendidas no processo de inclusão,

III. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem são ações distintas e devem acontecer em momentos diferenciados quando a questão é a da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Está CORRETO afirmar que as proposições 

Comentários da questão

  • - 18/11/2025 às 15:15

    Vamos analisar com cuidado, com base no texto de Perrenoud:


    I. Deve-se proceder unicamente a uma avaliação afetiva…

    Falsa. O texto de Perrenoud enfatiza avaliação diferenciada e adaptada, mas não sugere que apenas o carinho ou atenção substituam instrumentos e procedimentos de avaliação. A avaliação precisa ser organizada, estruturada e com critérios claros.


    II. A avaliação deve ser qualitativa e processual…

    ✔️ Verdadeira. Perrenoud defende que a avaliação deve ser diagnóstica, processual e variada, considerando diferentes modos de expressão (oral, escrita, visual) para atender às necessidades de cada aluno.


    III. A avaliação e o processo de ensino-aprendizagem são ações distintas e devem acontecer em momentos diferenciados…

    Falsa. Segundo Perrenoud, ensino e avaliação são interdependentes. A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e não deve ser isolada ou separada em momentos distintos.


    Conclusão

    • I → Falsa
    • II → Verdadeira
    • III → Falsa

    Resposta correta: b) I e III, apenas, são falsas.