✔️ REANÁLISE DETALHADA DAS AFIRMATIVAS
I. O Projeto de Ensino-Aprendizagem é produto do planejamento docente, e este deve estar articulado ao PPP.
✔️ Correta.
O planejamento docente deriva do PPP.
II. O PPP é referência para todos os projetos da escola.
✔️ Correta.
É o documento norteador.
III. O planejamento docente terá mais consistência se estiver articulado ao PPP.
✔️ Correta.
Esse é um princípio pedagógico básico.
IV. A relação entre PPP e planejamento docente existe independentemente da participação do professor na construção do PPP.
❌ Aqui está o ponto!
A banca considera essa afirmativa falsa porque, segundo a concepção democrática de gestão escolar (LDB, autores como Veiga, Vasconcellos, Libâneo, Gadotti), o PPP só se efetiva plenamente quando há participação dos professores em:
construção
execução
avaliação
Ou seja:
➡️ Sem participação efetiva, a relação existe formalmente, mas não pedagogicamente.
A banca entende que afirmar que a relação "existe de fato" mesmo sem participação contraria o princípio da gestão democrática.
Portanto, para a banca:
A relação formal até existe, mas a relação pedagógica não.
Logo, a afirmativa IV é considerada incorreta, por naturalizar a ausência de participação docente.
Esse é o raciocínio que leva ao gabarito A.
✔️ CONCLUSÃO
I ✔️
II ✔️
III ✔️
IV ❌ (para a banca, por causa da concepção de gestão democrática)
✅ Resposta correta segundo o gabarito: A (I, II e III).