Questões comentadas SEDU-ES de Matérias Diversas | 111468
Comentários da questão
-
- 17/11/2025 às 07:42
O enunciado pede uma afirmação correta sobre a crônica, e precisamos lembrar que a questão é mais conceitual/literária, baseada na análise da narrativa de Braga.
Alternativa C:
“Prepondera uma atmosfera restauradora de painéis temporais pretéritos, dispostos na recomposição de elementos relacionados à própria experiência de vida do autor. O narrador evoca fatos, pessoas, objetos e espaços e os resgata à momentaneidade do presente.”
Essa alternativa descreve o movimento central da crônica de Braga:
Recuperação de memórias pessoais (passado).
Relação com o presente, tornando as lembranças vivas e significativas.
Criação de um quadro lírico e cotidiano, típico de Braga.
A diferença entre A e C é sutil:
A fala do “estalo” (alternativa A) é mais específica de alguns cronistas e de certos exemplos literários, mas C apresenta de forma mais ampla e conceitual a essência da crônica, que é o que o enunciado quer: a atmosfera de recordação e a ressignificação do passado no presente.
Em provas, quando a questão pede definição ou característica da crônica, C é mais correta do ponto de vista conceitual, enquanto A é mais descritiva de um caso concreto.
✅ Resposta correta: C – descrição conceitual do movimento da crônica