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Questões comentadas . Concursos Diversos de Realismo | 245290

#245290
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Realismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

O escritor atinge a maturidade do realismo de sondagem moral que as obras seguintes iriam confirmar. Quando o romancista assumiu, naquele livro capital, o foco narrativo, na verdade passou ao defunto-autor delegação para exibir, com o despejo dos que já nada mais temem, as peças de cinismo e indiferença com que via montada a história dos homens. A revolução dessa obra, que parece cavar um fosso entre dois mundos, foi uma revolução ideológica e formal: aprofundando o desprezo às idealizações românticas e ferindo no cerne o mito do narrador onisciente, que tudo vê e tudo julga, deixou emergir a consciência nua do indivíduo, fraco e incoerente.

(Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, p. 174-177)

O referente de “naquele livro capital” é o seguinte romance de Machado de Assis:

Comentários da questão

  • - 16/11/2025 às 12:21

    O trecho descreve:

    • Um romance em que o narrador é um defunto, que observa e narra com ironia e cinismo a história dos homens.
    • Uma revolução ideológica e formal, rompendo com o romance romântico e com o narrador onisciente.
    • A consciência do indivíduo é mostrada como fraca e incoerente.

    Essas características são marcantes de Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, em que o narrador Brás Cubas é um defunto que narra a própria vida com ironia e crítica social.

    As demais obras mencionadas (Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó) não possuem narrador defunto nem esse rompimento radical com o romantismo.


    Resposta correta: a) Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).