(1,0) 1 -
O Escritor Machado de Assis (1839/1904) faz parte do Realismo brasileiro, movimento fundamentado por um “novo ideário”, conforme Alfredo Bosi, que assinala, também: “O tema da Abolição e, em segundo tempo, o da República serão o fulcro das opções ideológicas do homem culto brasileiro a partir de 1870.” (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006).
Assinale o que for correto com relação à obra de Machado de Assis e ao que Bosi assinalou.
A alternativa d) diz:
"No romance Esaú e Jacó (1904), Machado de Assis retrata questões atinentes à proclamação da República brasileira e no conto Pai contra mãe (1906), dramas ligados à escravidão dos afrodescendentes."
Esaú e Jacó realmente é um romance de 1904 que trata de rivalidades políticas e críticas à vida política brasileira da época, incluindo tensões que surgiram com a República.
Pai contra mãe é um conto publicado em 1902, mas é comum que algumas fontes indiquem datas diferentes de compilação ou publicação em livro, por isso 1906 aparece no gabarito. O conto realmente trata de dramas relacionados à escravidão, focando na questão da divisão de filhos escravizados entre famílias após a morte da mãe, refletindo o contexto social da abolição.
Portanto, considerando o enfoque do exame na relação das obras com a política e a escravidão, a alternativa d) é aceita como correta no gabarito.
✅ Resposta correta: d)
Recuperar senha