Questões comentadas Procon-RJ de Direito do Consumidor | 127538
Comentários da questão
-
- 17/11/2025 às 07:31
A questão pergunta qual alternativa não faz parte dos instrumentos de execução da Política Nacional das Relações de Consumo (Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor). Vamos analisar cada item:
a) manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente ✅
- Está prevista no CDC (art. 5º, VIII) como forma de assegurar acesso à justiça ao consumidor hipossuficiente.
b) instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério Público ✅
- Também é instrumento previsto para proteção coletiva do consumidor, com atuação preventiva e repressiva.
c) criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo ✅
- Previsto para assegurar atendimento especializado em crimes relacionados ao consumo.
d) criação de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo ✅
- Estabelece mecanismos judiciários de resolução rápida de conflitos de consumo (art. 4º, IV do CDC).
e) estímulo à propositura de ações individuais em prol do consumidor em detrimento das demandas coletivas ❌
- Errado, porque a Política Nacional de Relações de Consumo incentiva ações coletivas (como ações civis públicas), e não prioriza a ação individual em detrimento da coletiva.
✅ Resposta correta: E