Processando...

Questões comentadas Prefeitura de Valinhos-SP de Matérias Diversas | 99471

#99471
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Valinhos-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino

Comentários da questão

  • - 21/06/2025 às 12:36

    A descrição da abordagem pedagógica debatida pelos professores — baseada nas ideias de Jófili — destaca elementos como:

    Contextualização das construções conceituais dos alunos;

    Escuta ativa e valorização das formas de pensamento dos estudantes;

    Apoio na expressão de ideias e construção da consciência sobre o processo de aprendizagem;

    Ambiente democrático que encoraja questionamentos e hipóteses.

    Esses aspectos são características centrais da abordagem crítico-construtivista, que combina os princípios do construtivismo (Piaget, Vygotsky) com uma perspectiva crítica, voltada à formação de sujeitos autônomos, conscientes e ativos na construção do conhecimento e da realidade social.

    Análise das alternativas: a) tradicional ❌ Incorreta – O ensino tradicional é centrado no professor e na transmissão de conhecimento pronto, sem valorização da construção ativa do aluno.

    b) tecnicista ❌ Incorreta – O ensino tecnicista prioriza a eficiência e a instrução programada, com foco em resultados e controle, não no processo de construção coletiva e crítica.

    c) ✅ crítico-construtivista ✔️ Correta – A abordagem descrita valoriza o aluno como sujeito ativo, considera o contexto social, incentiva o pensamento crítico e respeita os saberes individuais e coletivos.

    d) diretivo ❌ Incorreta – No ensino diretivo, o professor conduz de forma centralizada, com pouca participação ativa do aluno.

    e) não diretivo ❌ Incorreta – A não-diretividade implica ausência de intervenção ou orientação por parte do professor, o que não é o caso aqui — há sim uma mediação ativa e intencional.

    ✅ Resposta correta: c) crítico-construtivista.