A descrição da abordagem pedagógica debatida pelos professores — baseada nas ideias de Jófili — destaca elementos como:
Contextualização das construções conceituais dos alunos;
Escuta ativa e valorização das formas de pensamento dos estudantes;
Apoio na expressão de ideias e construção da consciência sobre o processo de aprendizagem;
Ambiente democrático que encoraja questionamentos e hipóteses.
Esses aspectos são características centrais da abordagem crítico-construtivista, que combina os princípios do construtivismo (Piaget, Vygotsky) com uma perspectiva crítica, voltada à formação de sujeitos autônomos, conscientes e ativos na construção do conhecimento e da realidade social.
Análise das alternativas:
a) tradicional
❌ Incorreta – O ensino tradicional é centrado no professor e na transmissão de conhecimento pronto, sem valorização da construção ativa do aluno.
b) tecnicista
❌ Incorreta – O ensino tecnicista prioriza a eficiência e a instrução programada, com foco em resultados e controle, não no processo de construção coletiva e crítica.
c) ✅ crítico-construtivista
✔️ Correta – A abordagem descrita valoriza o aluno como sujeito ativo, considera o contexto social, incentiva o pensamento crítico e respeita os saberes individuais e coletivos.
d) diretivo
❌ Incorreta – No ensino diretivo, o professor conduz de forma centralizada, com pouca participação ativa do aluno.
e) não diretivo
❌ Incorreta – A não-diretividade implica ausência de intervenção ou orientação por parte do professor, o que não é o caso aqui — há sim uma mediação ativa e intencional.
✅ Resposta correta:
c) crítico-construtivista.