A questão trata da teoria de Vygotsky sobre a linguagem e o desenvolvimento cognitivo. Vamos analisar cada alternativa:
a) já nasce com o ser humano. A criança nasce pré-programada para adquirir a linguagem e é capaz de, a partir da exposição à fala, construir suas hipóteses sobre a língua a qual está imersa.
- Incorreto. Essa visão se aproxima da perspectiva inata ou nativista (como Chomsky), não da concepção sociocultural de Vygotsky, que enfatiza a interação social.
b) é apreendida no meio. Sem a linguagem, o ser humano não é social, nem histórico e nem cultural. A interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos básicos para a aquisição da linguagem.
- Correto. Para Vygotsky, a linguagem é social e mediadora do pensamento. Ela se desenvolve no contexto cultural e histórico da criança, sendo fundamental para a cognição e a comunicação.
c) humana é biológica, como a dos primatas.
- Incorreto. Embora o ser humano tenha base biológica para a linguagem, a concepção de Vygotsky enfatiza que a linguagem humana é cultural e social, diferente da comunicação animal.
d) nasce com o bebê, pois este já vem com todo o aparato para desenvolver a linguagem. Nada é aprendido no ambiente, sendo apenas acelerado por este.
- Incorreto. Esta visão é determinista e inata, contrária à abordagem sociocultural de Vygotsky.
e) é inata, uma dotação genética do ser humano.
- Incorreto. Novamente, se aproxima da visão nativista, que Vygotsky não defendia.
✅ Resposta correta: b) é apreendida no meio. Sem a linguagem, o ser humano não é social, nem histórico e nem cultural. A interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos básicos para a aquisição da linguagem.