A questão trata do trabalho com música na Educação Infantil e da importância de desenvolver a escuta ativa, a percepção sonora e a produção musical de forma ampla. Vamos analisar as alternativas:
a) da paisagem sonora, constituída pelos sons e ruídos, não envolvendo os silêncios. Ouvir sempre é um ato de contemplação. Pesquisa sonora é uma proposta de ouvir diferentes músicas de CD para ampliar o repertório musical das crianças.
- Incorreto. A música envolve sons e silêncios, não apenas contemplação passiva, e a pesquisa sonora vai além de ouvir CDs: envolve exploração, produção e percepção ativa.
b) do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.
- Correto. Esta alternativa destaca escuta ativa, exploração de sons reais e imaginários, e o papel da pesquisa sonora como atividade planejada para desenvolver sensibilidade musical, que é a abordagem adequada na Educação Infantil.
c) dos instrumentos musicais tradicionais e não dos objetos que nos cercam e que podem ser utilizados para produzir sons, ruídos e barulhos. Pesquisa sonora é uma proposta planejada que disponibiliza para as crianças músicas clássicas e instrumentais no sentido de possibilitar uma erudição maior.
- Incorreto. Limitar-se aos instrumentos tradicionais não valoriza a criatividade nem a exploração sonora do ambiente, que é central na pesquisa sonora infantil.
d) dos barulhos e ruídos do cotidiano que são traumáticos e pesarosos e, na verdade, é a produção sonora das crianças. O som musical é algo exterior à produção infantil. Na instituição de educação infantil, é quase impossível desenvolver pesquisa sonora, pois há uma questão de tempo e espaço definida na rotina. Nesta atividade, as crianças fazem muito barulho inviabilizando a própria pesquisa sonora musical.
- Incorreto. Essa visão desvaloriza a produção sonora infantil e nega a possibilidade de desenvolver pesquisa sonora, o que vai contra a pedagogia musical na Educação Infantil.
e) das músicas de CD e dos passarinhos, possibilitando que as crianças entendam o que é música, produção e construção musicais, sobretudo aquilo que é reconhecido social e culturalmente como música. Ouvir os sons do ambiente só tem sentido se for para melhorar a qualidade sonora deste, mas não significa educação musical.
- Incorreto. A educação musical vai além do reconhecimento cultural de música, incluindo exploração sonora, criatividade e produção pelos próprios alunos.
✅ Resposta correta: b) do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.