Processando...

Questões comentadas Prefeitura de Araraquara-SP de Matérias Diversas | 158092

#158092
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo

I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.

É correto o que está contido em

Comentários da questão

  • - 10/11/2025 às 15:34

    A questão trata do papel do jogo na Educação Infantil à luz das teorias de Piaget e Vygotsky. Vamos analisar cada item com cuidado:


    I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.

    • Incorreto. O jogo não deve ser reduzido a ferramenta didática; ele tem valor próprio no desenvolvimento infantil e no aprendizado de habilidades sociais, cognitivas e emocionais.

    II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.

    • Parcialmente correto. Jogos com regras podem envolver competição e estratégias, mas o foco exclusivo na frustração ou competição não representa a visão pedagógica integral do jogo na Educação Infantil.

    III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.

    • Incorreto se lido literalmente. Embora o jogo proporcione prazer e diversão, ele também favorece o desenvolvimento de funções cognitivas, sociais e emocionais, portanto não é totalmente desvinculado da aprendizagem.

    IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.

    • Correto. Segundo Vygotsky, o jogo se dá na zona de desenvolvimento proximal, ou seja, trabalha com funções em desenvolvimento, permitindo que a criança avance para níveis mais maduros de conhecimento e habilidades.

    Resposta correta: e) IV, apenas.