Processando...

Questões comentadas INSS de Direito Previdenciário | 37746

#37746
Banca
CESPE
Matéria
Direito Previdenciário
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
médio

(1,0) 1 - 

Em relação aos segurados do RGPS e seus dependentes, julgue o  item  subsecutivo.

 

A lei de benefícios previdenciários prevê expressamente que o menor sob guarda do segurado filiado ao RGPS é seu dependente, havendo discussão jurisprudencial a respeito do tema, dada a existência de normas contrárias no ordenamento jurídico nacional.

Comentários da questão

  • isisolliveira - 12/11/2015 às 08:49

    Exatamente! a CESPE tem dessas.

  • Kalleite - 26/08/2015 às 13:59

    Equiparam-Se Aos Filhos
    Equiparam-se aos filhos, mediante comprovação da dependência econômica, o enteado e o menor que esteja sob a tutela do segurado, desde que este tutelado não possua bens aptos a garantir-lhe o sustento e a educação (Artigo 125 da IN INSS/PRES nº 77/2015).
    Para caracterizar o vínculo deverá ser apresentada a certidão judicial de tutela do menor e, em se tratando de enteado, a certidão de nascimento do dependente e a certidão de casamento do segurado ou provas da união estável entre o(a) segurado( a) e o(a) genitor(a) do enteado (Parágrafo único, do artigo 125 da IN INSS/PRES nº 77/2015).
    No caso de equiparado a filho, a inscrição será feita mediante a comprovação da equiparação por documento escrito do segurado falecido manifestando essa intenção, da dependência econômica e da declaração de que não tenha sido emancipado (§ 13, artigo 22 do Decreto nº 3.048/1999).

    Se for levar em consideração sobre o menor sob guarda, estaria correta, porém, tem que haver comprovação da dependência econômica, o que deixaria em dúvida em dizer se a questão realmente estaria correta ou errada já que a Cespe algumas vezes elabora questões incompletas e algumas são consideradas erradas e outras corretas...