Processando...

Questões comentadas INSS de Direito Previdenciário | 37744

#37744
Banca
CESPE
Matéria
Direito Previdenciário
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
médio

(1,0) 1 - 

A respeito do regime geral de previdência social, julgue o item a seguir.

 

A pessoa física que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados é segurada obrigatória da previdência social, na qualidade de empregado.

Comentários da questão

  • - 07/03/2016 às 19:11

    O pior é que esse foi o gabarito mantido pelo CESPE em 2015, concurso CGE-PI....

  • Gazziero - 09/02/2016 às 17:02

    Quando a questão trata especificamente de Pessoa Física, conclui-se que pode ser tanto brasileiro, quanto estrangeiro, sendo que ao passo que a questão não trás se há vinculação com regime estrangeiro, fica impossível resolver de forma coerente tal assertiva.

  • Ale50sousa - 16/12/2015 às 17:00

    Passível de recurso!

    A questão generalizou todos os trabalhadores de uma missão diplomática ou repartição consular ao dizer claramente "Pessoa física". Nesse caso, a pessoa física, pode ser brasileiro ou estrangeiro e caso for estrangeiro é bem provável que o mesmo será amparado por legislação previdenciária do país de origem. Logo não há como afirmar que todos são segurados empregados do RGPS.

  • AmandaTeles - 04/12/2015 às 09:38

    a questão não especificou se no caso o brasileiro estava ou não amparado pela legislação do outro país.

  • AmandaTeles - 04/12/2015 às 09:38

    a questão não especificou se no caso o brasileiro estava ou não amparado pela legislação do outro país.

  • Kalleite - 12/08/2015 às 14:37

    Decreto 3048

    Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:

    e) aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular;

    Lei 8213 Art 11

    I Como empregado:

    d) aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular;