Processando...

Questões comentadas OAB de Fiscalização na Administração Tributária | 265938

#265938
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fiscalização na Administração Tributária
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

A União lavrou auto de infração para a cobrança de créditos de Imposto sobre a Renda, devidos pela pessoa jurídica PJ. A cobrança foi baseada no exame, considerado indispensável por parte da autoridade administrativa, de documentos, livros e registros de instituições financeiras, incluindo os referentes a contas de depósitos e aplicações financeiras de titularidade da pessoa jurídica PJ, após a regular instauração de processo administrativo.

Não houve, neste caso, qualquer autorização do Poder Judiciário. Sobre a possibilidade do exame de documentos, livros e registros de instituições financeiras pelos agentes fiscais tributários, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 10/02/2026 às 19:25

    ✅ Alternativa correta: LETRA B 🧠 Explicação (comentada)

    A Administração Tributária pode acessar diretamente dados bancários do contribuinte, sem autorização judicial, desde que haja processo administrativo regularmente instaurado.

    Essa possibilidade está expressamente prevista na Lei Complementar 105/2001, especialmente no art. 6º, e foi reconhecida como constitucional pelo STF (RE 601.314 – Tema 225 da repercussão geral).

    📌 Portanto:

    ➡️ É legal o acesso direto aos dados bancários ➡️ Desde que exista processo administrativo fiscal formalmente instaurado ➡️ Sem necessidade de autorização judicial

    📌 Subdivisão conceitual 📌 1️⃣ Regra geral: sigilo bancário

    As informações bancárias são protegidas por sigilo constitucional (art. 5º, X e XII da CF).

    📌 2️⃣ Exceção: fiscalização tributária

    A LC 105/2001, art. 6º, autoriza:

    ➡️ A autoridade fiscal a examinar documentos e registros bancários ➡️ Desde que exista processo administrativo instaurado ➡️ Para fins de lançamento tributário

    📌 3️⃣ Posição do STF (prova!)

    📌 Não há quebra de sigilo bancário, mas transferência de sigilo:

    Banco ➝ Fisco

    ➡️ O dever de sigilo permanece.

    🧩 Exemplo prático

    🏛️ Situação prática

    Empresa é fiscalizada por possível sonegação de IRPJ.

    ❌ O que não pode A Receita acessar dados bancários sem processo administrativo formal.

    ✅ O que é permitido Com processo administrativo instaurado, acessar movimentações bancárias sem ordem judicial.

    ➡️ Conclusão jurídica A conduta descrita no enunciado é legal e constitucional.

    ⚠️ Por que as outras alternativas estão erradas

    A ❌ Há previsão legal expressa (LC 105/2001). C ❌ A existência de processo administrativo é indispensável. D ❌ O STF afastou a exigência de autorização judicial.

    🧠 Frase de ouro (prova)

    O Fisco pode acessar dados bancários sem ordem judicial, desde que exista processo administrativo regularmente instaurado. 🎯