Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Estratégias de Marketing | 45337

#45337
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Estratégias de Marketing
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira 

Comentários da questão

  • - 10/11/2025 às 16:10

    A questão trata da diferença entre estratégia e tática em planos de marketing.

    • Estratégia: orientações e diretrizes de longo prazo, que definem a direção geral da instituição ou marca.
    • Tática: ações operacionais e de curto prazo, que implementam a estratégia no dia a dia.

    Analisando as alternativas:

    a) refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.

    • ✅ Correta. Define com precisão a diferença clássica entre estratégia e tática.

    b) leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.

    • Incorreta. Táticas são de curto prazo, não médio ou longo prazo.

    c) está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.

    • Incorreta. Inverte os conceitos de estratégia e tática.

    d) é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.

    • Incorreta. Estratégia não é definida a curto prazo, e tática não se limita a combater concorrentes.

    e) refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.

    • Incorreta. Novamente, inverte os conceitos de estratégia e tática.

    Resposta correta: a) refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.