Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Estratégias de Marketing | 45332

#45332
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Estratégias de Marketing
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Considere a notícia abaixo.

 

            Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal

 

O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando resultados concretos. [...] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender'.

                                                            (Adaptado de: https://www.dci.com.br)

 

De acordo com o texto apresentado, inteligência competitiva é a 

Comentários da questão

  • - 10/11/2025 às 16:03

    A questão trata de inteligência competitiva no contexto empresarial. Vamos analisar:


    a) alimentação do servidor da empresa com informações sobre os principais clientes e suas potencialidades.

    • Parcialmente correta, mas inteligência competitiva não se limita apenas a armazenar informações, envolve análise estratégica.

    b) criação de software que reúna as informações que serão analisadas por uma equipe multiplataforma e multidisciplinar.

    • Incorreto. Software é uma ferramenta, mas não define inteligência competitiva; trata-se do uso estratégico das informações.

    c) antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

    • Correto. Inteligência competitiva é o processo de coletar, analisar e usar informações estratégicas para tomar decisões e se antecipar às necessidades do mercado.

    d) capacidade de eliminar os concorrentes se antecipando aos pregões, licitações e concorrências assim que são publicados.

    • Incorreto. Inteligência competitiva não se resume a eliminar concorrentes; é uma ferramenta de planejamento estratégico, não de prática anticompetitiva.

    e) reunião dos principais talentos do mercado por meio de criterioso processo de seleção e recrutamento.

    • Incorreto. Isso se refere a gestão de talentos, não inteligência competitiva.

    Resposta correta: c) antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.