Processando...

Questões comentadas ENEM de Matérias Diversas | 73079

#73079
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chiorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se "alimentar" apenas de luz e CO2, como as plantas. 
GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado). 
A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar

Comentários da questão

  • - 20/11/2025 às 08:01

    Vamos analisar com cuidado:

    O texto diz que o molusco incorporou um gene das algas, adquirindo a capacidade de fazer fotossíntese, ou seja, transformar energia luminosa + CO₂ em compostos orgânicos (glicose).


    1. Qual pigmento é responsável pela fotossíntese?

    • É a clorofila, que capta a energia da luz para produzir glicose a partir de CO₂ e água.

    2. Analisando alternativas:

    • a) Incorreta – clorofila não utiliza "energia do carbono", mas sim da luz.
    • b) Incorreta – citocromo não é o pigmento central da fotossíntese.
    • c) Incorreta – clorofila não converte CO₂ em oxigênio; oxigênio é liberado, mas não é produzido diretamente do CO₂.
    • d) Incorreta – citocromo não realiza essa função.
    • e) Correta – clorofila transfere a energia da luz para compostos orgânicos, permitindo a síntese de glicose.

    ✅ Resposta correta:

    e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.