(1,0) 1 -
Considere:
I. Espaçonildo da Silva estacionou seu veículo na esquina a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal e o deixou afastado da guia da calçada (meio-fio) em torno de cinquenta e cinco centímetros. As infrações de trânsito cometidas por Espaçonildo são, respectivamente, de gravidade média e de gravidade leve.
II. João Arcanjo estacionou seu veículo de frente, em ângulo de 45° com o meio-fio, em local regulamentado. Ao retornar à pista de rolagem, aproveitou a posição do veículo e, certificando-se de que o trânsito estava livre, transitou de marcha à ré por aproximadamente 100 metros. Tal conduta não configura infração de trânsito e não sujeita o condutor a qualquer penalidade.
III. Primeiroeu dos Santos transitava em velocidade compatível pela rodovia MA-X, fora do perímetro urbano. O motorista do veículo imediatamente atrás do seu, mediante um suave toque de buzina, solicitou-lhe passagem. Primeiroeu acelerou seu veículo e não permitiu a ultrapassagem do veículo pela esquerda. Tal conduta não configura infração de trânsito nem sujeita o condutor a qualquer penalidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
a alternativa D realmente faz sentido, porque:
Mesmo que todos os itens estejam incorretos, o examinador quer saber qual item está escrito “correto” dentro da lógica interna da questão, e o único que se aproxima — mesmo contendo erro técnico — é o Item I, pois:
Ou seja: ➡ I é o “menos errado” da lista, enquanto II e III são totalmente incompatíveis com o CTB, o que leva a banca a marcar D.
➡ Por isso a banca marca: D (I).
Recuperar senha