Vamos analisar à luz da citação do MEC:
O documento destaca que avaliar não é apenas medir, nem se limita à atribuição de notas ou conceitos. Avaliação envolve processo contínuo, reflexão e acompanhamento da aprendizagem, indo além do senso comum de quantificação.
Analisando as alternativas:
a) ❌ “Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é a parte mais importante.”
- Incorreta, pois o documento critica exatamente essa visão reducionista.
b) ❌ “A avaliação é uma atividade voltada tão somente ao presente, para aferir o que o estudante sabe hoje.”
- Incorreta, avaliação é processo contínuo e formativo, não apenas pontual.
c) ❌ “Avaliar refere-se a classificar as aprendizagens em certas ou erradas e visa quantificar o quanto o estudante aprendeu.”
- Incorreta, a avaliação não se restringe a quantificação ou classificação.
d) ❌ “Avaliar refere-se exclusivamente à reflexão sobre o desempenho dos estudantes e não diz respeito à atuação docente do professor.”
- Incorreta, avaliação envolve tanto o estudante quanto a prática docente.
e) ✔ “Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.”
- Correta, está alinhada à concepção do MEC de avaliação como processo formativo, contínuo e reflexivo.
Resposta correta:
📌 e) Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.