Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Currículo (Teoria e Prática) | 220505

#220505
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Segundo o documento do MEC Indagações sobre currículo: currículo e avaliação, “avaliar, para o senso comum, aparece como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. Porém, nós, professores, temos o compromisso de ir além do senso comum e não confundir avaliar com medir” (MEC, 2007, p. 19).
Assinale a alternativa correta com base na concepção de avaliação expressa no documento mencionado.

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 10:13

    Vamos analisar à luz da citação do MEC:

    O documento destaca que avaliar não é apenas medir, nem se limita à atribuição de notas ou conceitos. Avaliação envolve processo contínuo, reflexão e acompanhamento da aprendizagem, indo além do senso comum de quantificação.


    Analisando as alternativas:

    a) ❌ “Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é a parte mais importante.”

    • Incorreta, pois o documento critica exatamente essa visão reducionista.

    b) ❌ “A avaliação é uma atividade voltada tão somente ao presente, para aferir o que o estudante sabe hoje.”

    • Incorreta, avaliação é processo contínuo e formativo, não apenas pontual.

    c) ❌ “Avaliar refere-se a classificar as aprendizagens em certas ou erradas e visa quantificar o quanto o estudante aprendeu.”

    • Incorreta, a avaliação não se restringe a quantificação ou classificação.

    d) ❌ “Avaliar refere-se exclusivamente à reflexão sobre o desempenho dos estudantes e não diz respeito à atuação docente do professor.”

    • Incorreta, avaliação envolve tanto o estudante quanto a prática docente.

    e) ✔ “Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.”

    • Correta, está alinhada à concepção do MEC de avaliação como processo formativo, contínuo e reflexivo.

    Resposta correta:

    📌 e) Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.