(1,0) 1 -
Leia a seguinte reflexão sobre currículo escolar:Pode-se dizer que, na atualidade, as pedagogias chamadas de novas, alternativas ou críticas rejeitam um currículo centrado apenas em habilidades cognitivas. Defendem a ideia de que o currículo escolar deve incluir outros conteúdos como: as artes, a cultura corporal, as novas áreas dos conhecimentos e saberes práticos. Insistem em que o currículo busque a integração de conteúdos de diferentes campos, rompendo com a organização disciplinar. Enfatizam, ainda, a importância de o currículo estar centrado em problemas da vida cotidiana, buscando formas de trabalho que permitam ao aluno construir conhecimento, bem como diferentes habilidades intelectuais, formas de conduta e valores.(SANTOS, Lucíola. A construção do currículo. IN:MEC. Currículo: conhecimento e cultura. Programa Salto para o Futuro. Secretaria de Educação a Distância: MEC, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.g....)Com base na concepção de currículo apresentada, assinale a alternativa correta.
Vamos analisar à luz da reflexão apresentada:
O texto enfatiza que as pedagogias críticas ou alternativas:
Analisando as alternativas:
a) ❌ “O currículo é um documento que expressa neutralidade…”
b) ❌ “A padronização do currículo… é necessária para que a diversidade não descaracterize a formação pretendida.”
c) ❌ “Individualismo, consumismo e competitividade são valores celebrados nessa concepção…”
d) ❌ “Os resultados a serem alcançados são mais importantes do que o processo de aprendizagem…”
e) ✔ “Os conteúdos privilegiados no currículo devem ser relevantes socialmente, envolvendo práticas significativas ao dia a dia dos estudantes, além de promover valores adequados à vida em uma sociedade democrática.”
📌 e) Os conteúdos privilegiados no currículo devem ser relevantes socialmente…
Recuperar senha