Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Contrato Aleatório e Contrato Preliminar | 271144

#271144
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contrato Aleatório e Contrato Preliminar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Vilmar, produtor rural, possui contratos de compra e venda de safra com diversos pequenos proprietários. Com o intuito de adquirir novos insumos, Vilmar procurou Geraldo, no intuito de adquirir sua safra, cuja expectativa de colheita era de cinco toneladas de milho, que, naquele momento, estava sendo plantado em sua fazenda. Como era a primeira vez que Geraldo contratava com Vilmar, ele ficou em dúvida quanto à estipulação do preço do contrato.

Considerando a natureza aleatória do contrato, bem como a dúvida das partes a respeito da estipulação do preço deste, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 12/06/2025 às 11:07

    A alternativa correta é a d).

    Explicação:

    No contrato de compra e venda de safra (ou contrato de venda de futura produção agrícola), é comum que o preço não esteja definido exatamente no momento da contratação, podendo as partes estipular que o preço será fixado por um terceiro ou por um critério futuro.

    A letra d) está correta porque permite que o preço seja estipulado ao arbítrio de um terceiro previamente indicado pelas partes, o que é uma prática válida em contratos aleatórios e de futura produção.

    As outras alternativas estão incorretas por:

    a) Não é permitido que a estipulação do preço fique ao arbítrio exclusivo de uma das partes, pois isso violaria o princípio da equivalência e da boa-fé contratual.

    b) Apesar da praga que impede a colheita, Vilmar pode ter que pagar dependendo da cláusula do contrato, por exemplo, se for contrato de compra da safra futura, pode haver obrigação independentemente da colheita (risco da produção). A cláusula deve ser analisada, mas a afirmativa generaliza incorretamente a situação.

    c) A entrega em menor quantidade não necessariamente implica no pagamento proporcional, especialmente em contratos aleatórios de safra futura. O risco pode ser assumido pelo vendedor, conforme o contrato.

    Resumo:

    O preço pode ser fixado por um terceiro previamente designado pelas partes (letra d).

    Não pode ficar ao arbítrio exclusivo de uma parte (letra a errada).

    A questão da praga e da menor colheita depende do contrato e não pode ser afirmada genericamente (letras b e c erradas).

    Resposta correta: d) A estipulação do preço do contrato entre Vilmar e Geraldo poderá ser deixada ao arbítrio de terceiro, que, desde logo, prometerem designar.