Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Conceito e Características | 271233

#271233
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conceito e Características
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Uma das características dos contratos administrativos é a “instabilidade” quanto ao seu objeto que decorre

Comentários da questão

  • - 06/06/2025 às 10:48

    A característica de “instabilidade” dos contratos administrativos decorre do poder da Administração Pública de alterar unilateralmente certas cláusulas para adequar o objeto do contrato às necessidades do interesse público, mesmo após a assinatura do contrato, respeitando os direitos do contratado.

    Essa prerrogativa está prevista no artigo 58, inciso I, da Lei nº 8.666/93, que trata da possibilidade de modificação unilateral pela Administração, desde que dentro dos limites legais e sem prejuízo dos direitos do contratado.

    Por isso:

    A letra a) está correta, pois descreve exatamente essa característica da instabilidade, vinculada ao interesse público e à prerrogativa da Administração.

    A letra b) está errada porque o contratado não tem poder de alteração unilateral.

    A letra c) está errada porque a alteração visa o interesse público, não o interesse do particular.

    A letra d) está errada, pois há sim essa possibilidade de alteração pela Administração.

    Resposta correta:

    a) do poder conferido à Administração Pública de alterar, unilateralmente, algumas cláusulas do contrato, no curso de sua execução, na forma do artigo 58, inciso I da Lei n. 8.666/93, a fim de adequar o objeto do contrato às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.