A alternativa correta é:
c) A citação por edital é nula, porque não foram efetuadas as diligências necessárias, tendo em vista a existência de elementos sobre o paradeiro do réu.
Justificativa:
A citação por edital é modalidade excepcional e só deve ser utilizada quando o réu estiver ignorado, incerto ou inacessível (art. 257 do CPC).
No caso narrado, a autora sabia do paradeiro do réu, tendo contato telefônico frequente e conhecimento do endereço dos familiares em Portugal, o que demonstra que não foram esgotadas todas as diligências para localizá-lo.
Assim, a citação por edital, feita sem essas diligências, é considerada nula, pois não respeitou os requisitos legais.
Análise das outras alternativas:
a) Incorreta: Maria pode ser responsabilizada por requerer citação por edital sem esgotar diligências, o que pode configurar litigância de má-fé.
b) Incorreta: A citação por edital não é válida quando o local do réu é conhecido ou acessível, como no caso.
d) Incorreta: A sanatória da citação nula não ocorre com o trânsito em julgado da sentença, especialmente em citação por edital realizada indevidamente, porque o direito de defesa foi cerceado.