Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Competência no Processo Penal | 271083

#271083
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Competência no Processo Penal
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Carolina, voltando do Paraguai com diversas mercadorias que configurariam o crime de contrabando, entra no país pela cidade de Foz do Iguaçu (PR). Em lá chegando, compra uma passagem de ônibus para a cidade de São Paulo e segue, posteriormente, para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, quando é surpreendida por policiais federais que participavam de uma operação de rotina na rodoviária. Os policiais, então, apreendem as mercadorias e conduzem Carolina à Delegacia Policial.

Na hipótese, assinale a alternativa que indica o órgão competente para proceder ao julgamento de Carolina.

Comentários da questão

  • - 13/06/2025 às 14:02

    Situação Carolina entrou no Brasil pela cidade de Foz do Iguaçu (PR) com mercadorias contrabandeadas.

    Depois, comprou passagem para São Paulo e seguiu para o Rio de Janeiro, sua cidade natal.

    Foi presa em flagrante na rodoviária do Rio de Janeiro.

    Análise da competência

    1. Regra geral do local da infração (art. 70, CPP): A competência é fixada pelo local da infração.

    O crime de contrabando, por ser formal, consuma-se no momento da entrada irregular da mercadoria, ou seja, em Foz do Iguaçu.

    Isso levaria à competência da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

    1. Competência em caso de prisão em flagrante e local da prisão O art. 69 do CPP prevê que, se o réu for preso em flagrante em comarca diversa daquela da infração, poderá o juiz da comarca da prisão receber o auto de prisão em flagrante, podendo o processo ser distribuído a juízo prevento.

    Além disso, o art. 71 do CPP permite que, havendo concurso de jurisdição, seja adotada a competência do local onde o acusado se encontra preso para facilitar o andamento do processo.

    1. Prática e orientação jurisprudencial Em situações como essa, a Justiça entende que:

    Embora o crime tenha ocorrido em Foz do Iguaçu (local da infração), a prisão em flagrante e a consequente atuação policial aconteceram no Rio de Janeiro, que é também o domicílio da acusada.

    Para evitar prejuízo à defesa e facilitar a tramitação processual, admite-se que o processo tramite na comarca onde o réu foi preso (no caso, Rio de Janeiro).

    Conclusão A resposta do gabarito indica a Justiça Federal do Rio de Janeiro como competente, pois:

    A prisão foi realizada lá.

    O processo poderá tramitar mais facilmente onde a acusada está presa.

    O juiz do local da prisão pode receber o auto de prisão em flagrante e, eventualmente, passar o processo para o juiz competente (Foz do Iguaçu), ou ele próprio julgar caso seja prevento.

    Portanto: Embora a regra formal seja competência do local da infração (Foz do Iguaçu),

    Na prática, especialmente em casos de prisão em flagrante, o processo pode tramitar na comarca da prisão, justificando o gabarito Letra B: Justiça Federal do Rio de Janeiro.