Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Competência em Razão do Lugar | 271033

#271033
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Competência em Razão do Lugar
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Uma reclamação trabalhista é ajuizada em São Paulo (TRT da 2ª Região) e, na audiência designada, a reclamada apresenta resposta escrita sob a forma de contestação e exceção de incompetência relativa em razão do lugar, pois o autor sempre trabalhara em Minas Gerais, que na sua ótica deve ser o local onde tramitará o feito.
Após conferida vista ao exceto, na forma do Art. 800, da CLT, e confirmada a prestação dos serviços na outra localidade, o juiz acolhe a exceção e determina a remessa dos autos à capital mineira (MG – TRT da 3ª Região).

Dessa decisão, de acordo com o entendimento do TST, e independentemente do seu mérito,

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 08:55

    A alternativa correta é a letra D:

    d) cabe de imediato a interposição de recurso ordinário para o TRT de São Paulo.

    ✅ Explicação: A decisão que acolhe exceção de incompetência relativa em razão do lugar, determinando a remessa dos autos a outro TRT, antecipa os efeitos de uma sentença terminativa. Nesse caso, cabe recurso ordinário imediato, mesmo antes de qualquer sentença de mérito, pois há extinção da tramitação no juízo de origem.

    📘 Fundamento legal e jurisprudencial: O cabimento do recurso ordinário nesses casos decorre do entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

    📌 Súmula nº 214, item III, do TST:

    “Decisão que acolhe exceção de incompetência territorial, com remessa dos autos a outro juízo, é definitiva e desafia recurso ordinário.”

    Além disso, essa decisão não é meramente interlocutória – ela põe fim ao processo na vara de origem, por isso é recorrível de imediato.

    ❌ Análise das alternativas incorretas: a) Errada – Não cabe agravo de instrumento, pois esse recurso não está previsto para esse tipo de decisão na Justiça do Trabalho. Além disso, não é decisão interlocutória comum.

    b) Errada – Não se aplica a regra geral de não cabimento de recurso contra decisões interlocutórias, pois essa decisão tem natureza de decisão terminativa quanto à competência do juízo.

    c) Errada – Não se deve aguardar a sentença do juízo de destino (MG) para interpor recurso. O recurso cabe de forma imediata, e a omissão leva à preclusão.

    ✅ Gabarito: d) cabe de imediato a interposição de recurso ordinário para o TRT de São Paulo.