Processando...

Questões comentadas CGE-PI de Matérias Diversas | 62261

#62261
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CGE-PI
Tipo
Certo/Errado
difícil

(1,0) 1 - 

Julgue o próximo item, referente a estrutura organizacional, objetivos e componentes que fundamentam o controle interno. 

Caso esteja estruturado formalmente, o controle interno de uma instituição pode ser representado sob a forma de um cubo. Nessa representação, as categorias de objetivos relacionam-se indiretamente com os componentes, em que pese estarem no mesmo plano; diferentemente da estrutura organizacional, que está em outra dimensão.

Comentários da questão

  • - 13/11/2025 às 07:36

    O enunciado está errado. ❌

    Explicação:

    • O controle interno, quando formalmente estruturado, é representado pelo “Cubo do COSO”.

    • Nesse modelo:

      • Objetivos (operacionais, de relatórios e de conformidade) se relacionam diretamente com os componentes do controle interno (ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação, monitoramento).
      • A estrutura organizacional representa outra dimensão, mostrando a aplicação do controle em todos os níveis e unidades da entidade.
    • O enunciado erra ao afirmar que os objetivos se relacionam indiretamente com os componentes; na realidade, a relação é direta e interdependente.

    Resposta: Errado.