Questões comentadas ARTESP de Matérias Diversas | 108977
Comentários da questão
-
- 13/11/2025 às 17:21
Resposta: d) R$ 21.600,00 e R$ 16.400,00.
Cálculo:
-
Custo das mercadorias (formação do estoque): Mercadorias = 20.000,00 Fretes de aquisição = 1.200,00 Seguros = 400,00 ICMS = recuperável (é crédito), além disso o enunciado informa que o valor das mercadorias está “líquido dos tributos” → não entra no custo. CMV = 20.000 + 1.200 + 400 = 21.600,00
-
Receita líquida de vendas: Venda à vista = 40.000,00 Desconto comercial 5% = 40.000 × 5% = 2.000,00 Receita líquida = 40.000 − 2.000 = 38.000,00
-
Lucro bruto = Receita líquida − CMV = 38.000 − 21.600 = 16.400,00
(O frete para entrega é despesa de venda e não integra o CMV.)
-