Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Processo Administrativo Previdenciário | 139829

#139829
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Processo Administrativo Previdenciário
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
fácil

(1,0) 1 - 

No item subseqüente, é apresentada uma situação hipotética acerca de direito previdenciário, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Aloísio, segurado obrigatório da previdência social, faleceu em Brasília, em 14/5/2006. Ana, alegando ser esposa de Aloísio, requereu perante o INSS do local do falecimento a concessão do benefício previdenciário denominado pensão por morte. Ana afirmou que não pôde juntar ao requerimento a certidão de casamento, comprobatória de sua condição de viúva de Aloísio, por tê-la perdido e em virtude de o registro público ter sido efetivado no cartório de registro civil de pessoas naturais do município de Rio Branco – AC, local do casamento, o que dificultaria sobremaneira a obtenção de uma segunda via. Nessa situação, Ana poderá requerer a realização de audiência de justificação administrativa para produzir prova de sua condição de dependente do de cujus.

Comentários da questão

  • - 19/11/2025 às 19:33

    De acordo com a legislação previdenciária brasileira (Lei nº 8.213/91), quando o segurado falece e o dependente não consegue apresentar documentos formais, é possível ao INSS realizar uma audiência de justificação administrativa para que o requerente comprove a condição de dependente.

    No caso apresentado:

    • Ana não possui a certidão de casamento e o cartório fica em outro estado, dificultando a obtenção da segunda via.
    • A lei prevê mecanismos para produzir prova administrativa da dependência, como a audiência de justificação.

    ✅ Portanto, a assertiva está Certa.

    Resposta: Certo