Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de DER - Diagrama de Entidade e Relacionamento | 145332

#145332
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
DER - Diagrama de Entidade e Relacionamento
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
fácil

(1,0) 1 - 

Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama entidade-relacionamento (ER) para o banco de dados de uma empresa, julgue o item seguinte, a respeito de modelagem ER e seu mapeamento para modelo relacional.
No diagrama ER apresentado, DEPARTAMENTO é uma entidade que possui dois atributos-chave; TRABALHA_EM é um relacionamento binário que requer, no modelo relacional, a criação de uma entidade associativa com pelo menos um atributo.

Comentários da questão

  • - 05/11/2025 às 08:27

    A afirmação está Certa. ✅

    Explicação:

    Se DEPARTAMENTO possui dois atributos-chave, sua tabela relacional terá uma chave primária composta formada por esses dois atributos.

    O relacionamento TRABALHA_EM é binário (entre EMPREGADO e DEPARTAMENTO) e, no modelo relacional, geralmente é convertido em uma tabela associativa para representar a relação N:N.

    Essa tabela associativa deve conter chaves estrangeiras que referenciam as entidades participantes e pelo menos um atributo do relacionamento (por exemplo, a data de início do vínculo, cargo, ou função), caso haja atributos próprios no relacionamento.

    Portanto, a descrição do item está correta.