Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Administração Geral | 3672

#3672
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

A comunicação horizontal na empresa tem como propósito

Comentários da questão

  • - 22/06/2014 às 20:35

    A comunicação horizontal, também chamada de lateral, ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Pode ocorrer entre membros do mesmo grupo de trabalho ou de diferentes departamentos. Por meio dela é possível a coordenação das atividades e a solução de problemas sem a necessidade de direcionar a comunicação para um superior comum. Ela adquire especial importância nas organizações descentralizadas e baseadas em equipes. O fluxo de comunicação horizontal propicia o compartilhamento de informações e conhecimentos, além de integrar os membros de diversos grupos.
    Dolan & Pineda (2009, p.42) mostram que:

    Em geral, a informação transmitida horizontalmente está menos filtrada do que as que são transmitidas verticalmente, já que não misturam os diferentes níveis hierárquicos, porém, em certas ocasiões, podem ser distorcidas, por exemplo, se existe certa rivalidade entre colegas.

    A comunicação horizontal geralmente se dá através da comunicação oral em organizações com estrutura horizontal, ou seja, com poucos níveis hierárquicos, por isso tende a ser mais rápida que a comunicação formal. O único inconveniente é que este tipo de comunicação que também é chamada de rede informal é propenso a se transformar na chamada “rádio corredor” .
    A comunicação informal é um recurso utilizado para satisfazer as necessidades dos membros das organizações e extrapola os níveis de autoridade, sendo praticamente impossível controlá-la, o que pode prejudicar seriamente os indivíduos e a empresa como um todo.
    É importante sublinhar que quando se amplia o número de pessoas envolvidas, torna-se mais complicado ainda manter uma comunicação efetiva. Dessa forma, as organizações precisam montar um sistema de comunicação que seja capaz de gerenciar essa complexidade e aperfeiçoar os processos de trabalho.

    FONTE

    http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=ht3i3jm4h