Analisando o trecho do texto e a palavra destacada, "dramaticamente":
"A violência urbana subverte e desvirtua a função das cidades, drena recursos públicos já escassos, ceifa vidas—especialmente as dos jovens e dos mais pobres—, dilacera famílias, modificando nossas existências dramaticamente para pior." (Linhas 14–16)
O advérbio "dramaticamente" é usado para intensificar a forma como a violência urbana modifica as existências das pessoas, indicando que essa modificação é profunda, impactante e em grande escala.
A avaliação das opções é a seguinte:
A) poderia ser retirada sem alteração do sentido da mensagem;
Incorreta. A retirada de "dramaticamente" alteraria a intensidade da mensagem. A frase ficaria mais branda ("modificando nossas existências para pior") em comparação com a original, que enfatiza a magnitude dessa modificação.
B) poderia ser substituída por "fortemente", sem alteração do sentido da mensagem;
Pode ser plausível, mas não é a melhor opção. Embora "fortemente" mantenha a ideia de intensidade, "dramaticamente" também carrega a conotação de algo drástico ou trágico, que está mais alinhada com o tema da violência. Em questões de interpretação de advérbios, é mais seguro focar na função sintática e expressiva do termo.
C) é perfeitamente dispensável ao contexto;
Incorreta. O advérbio não é dispensável, pois cumpre a função de intensificar o verbo "modificando" e dar a dimensão do impacto da violência urbana.
D) atrapalha um pouco a compreensão do que se quer expressar;
Incorreta. Pelo contrário, "dramaticamente" ajuda a expressar a profundidade e a gravidade das modificações causadas pela violência.
E) confere ênfase ao sentido da mensagem.
CORRETA. O papel do advérbio "dramaticamente" é justamente intensificar o verbo "modificar" e, assim, conferir uma forte ênfase ao impacto negativo e severo da violência urbana nas vidas das pessoas.
A função primária de um advérbio de intensidade, como é o caso aqui, é exatamente dar ênfase e intensificar o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
A resposta correta é a E.