Processando...

Questões comentadas INSS de Administração Pública | 23862

#23862
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
fácil

(1,0) 1 - 

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalização do Estado.

 

Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

Comentários da questão

  • VERÔNICABILOTI - 24/04/2016 às 12:04

    Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública GERENCIAL. O chamado “modelo gerencial” começa a ser implantado em 1995, durante o governo FHC, com a edição do “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”. A administração pública gerencial constitui um avanço e até certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.

  • Kalleite - 08/06/2015 às 18:47

    Hoje, o sistema utilizado o Gerencialismo, marcado pelo fato de interesse pela descentralização, delegação de autoridade e de responsabilidade ao gestor público.

    São 3 (três) os modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial.

    1) Administração Pública Patrimonialista:

    Também chamada de "Patriarcal", é aquela característica dos Estados absolutos, o patrimônio público e o patrimônio do soberano confundiam-se. Todas as decisões político-administrativas concentravam-se no monarca e beneficiavam apenas o clero e a nobreza; conseqüentemente, a corrupção, o empreguismo e o nepotismo eram marcantes.

    2) Administração Pública Burocrática:

    Nasceu no século XIX – época do Estado Liberal em que o capitalismo passou a dominar – da necessidade de distinguir não só o público do privado, mas também distinguir o administrador público do ser político, visando a proteger o Estado da corrupção, do empreguismo e do nepotismo. Caracteriza-se pela centralização das decisões, pela hierarquia funcional, pelo profissionalismo, pelo formalismo (legalidade) e pelo controle passo a passo dos processos administrativos, controle sempre a priori, objetivando, acima de tudo, a substituir a Administração Patriarcal.

    3) Administração Pública Gerencial:

    Concentrada nos resultados diretamente voltados para o interesse público, objetiva promover aumento da qualidade e da eficiência dos serviços ofertados pelo Estado, valorizando o servidor e enfatizando a descentralização. Busca, também, a eficiência das empresas e dos serviços sociais, com ênfase nos controles de resultados, de competição e social, ou seja, apóia-se em controles a posteriori e não-burocráticos.
    A gestão gerencial adota várias inovações operacionais e organizacionais provenientes da iniciativa privada, como a diminuição de níveis hierárquicos, a adoção do sistema de custos e a difusão de sistemas de informações gerenciais.

  • psico1976 - 30/05/2015 às 06:59

    Não entendi essa questão, alguém sabe responder o porque?