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Questões comentadas CELEPAR de Conhecimentos Gerais | 32119

#32119
Banca
COPS-UEL
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Paulo Freire, ilustre educador brasileiro nascido em Recife, publicou inúmeras obras de conteúdo sociopedagógico que serviram para forjar políticas públicas no setor educacional.

Com base nos conhecimentos sobre processos educativos que amparam as políticas públicas sobre educação, considere as afirmativas a seguir:

I. Antroposofia é a aplicação de método educacional baseado no ritmo de desenvolvimento biológico da criança nos âmbitos físico, social e individual, atribuindo igual importância às formações acadêmica, ética e estética.

II. Formalismo simbólico, aplicação de uma práxis educativa fundamentada no uso dos símbolos traduzidos pelas formas dos objetos concretos, visualizando, assim, o conhecimento da experiência da realidade.

III. Construtivismo é a aplicação de um processo de aprendizagem que visa à compreensão do mundo com propostas de atividades com temas que interessem ao educando naquele momento, sem se prender a um currículo rígido.

IV. Lógico-Estrutural é a aplicação de um processo de aprendizagem fundamentado no discurso científicomatemático que analisa a estrutura do mundo pela aparência ideal das palavras.

 

Assinale a alternativa correta.

Comentários da questão

  • - 19/11/2025 às 14:42

    A alternativa correta é:

    a) Somente as afirmativas I e III são corretas.

    Explicação detalhada:

    • I. Correta – Antroposofia: O método antroposófico, associado à pedagogia Waldorf, valoriza o desenvolvimento integral da criança (físico, social e individual) e dá importância à formação acadêmica, ética e estética.
    • II. Incorreta – Formalismo simbólico: A descrição apresentada não corresponde a um método pedagógico reconhecido; formalismo simbólico não é uma abordagem consolidada como metodologia de ensino.
    • III. Correta – Construtivismo: O construtivismo, inspirado em Piaget e outros, enfatiza aprendizagem significativa, levando em conta os interesses do aluno e flexibilidade curricular.
    • IV. Incorreta – Lógico-Estrutural: A definição dada está equivocada; embora o construtivismo lógico-estrutural use raciocínio lógico, a descrição apresentada como “analisar pela aparência ideal das palavras” não corresponde à teoria pedagógica.