Processando...

Questões comentadas ENEM de Matérias Diversas | 14215

#14215
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

Leia o texto:

Os movimentos separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica. Nesse sentido, associe cada termo citado na primeira coluna ao respectivo significado descrito na segunda coluna:

(1) Muro anti-imigração
(2) Comunidade
(3) Identidade étnico-cultural
(4) Etnia
(5) Sociedade

( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as comunidades fronteiriças.

( ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas, aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

( ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional.

A sequência correta é:

Comentários da questão

  • lelehporto - 05/10/2017 às 12:43

    Gostei

    Obgd