Processando...

Simulado de Direção Defensiva

Simulado de Direção Defensiva

Saiba mais sobre Direção defensiva.

A direção defensiva, também chamada como direção segura, é um conjunto de práticas e ações a serem realizadas no trânsito com objetivo de prevenir eventos, tais como acidentes, perda de cargas e outros.

Ou seja, assim como em todas as esferas da sociedade, é preciso ter boas condutas a fim de garantir o bem estar a você e aos demais indivíduos. Isso também se aplica às estradas e rodovias, pois apesar de serem os veículos a chamarem a atenção, toda a responsabilidade está nas mãos (e nos volantes) dos cidadãos.

Veja um pouco mais sobre Simulado de Direção Defensiva:

  • O que cai na prova de direção defensiva?
  • O que é direção defensiva no trânsito?
  • Como passar na prova do Detran 2020?
  • O que é direção defensiva e preventiva?
    Simulado de Direção Defensiva

O que cai na prova de direção defensiva?

Alguns temas são coringas nas provas e devem ser dominados pelos Alunos para conseguir realizar a prova, como:

Conceito de direção defensiva,

Maiores motivos de acidentes,

Condições adversas como: Luz, Tempo, Vias ruins, Trânsito, Veículo, Condutor, Condições físicas, Condições mentais, Aquaplanagem e/ou Hidroplanagem, Maneira de conduzir, Os elementos básicos da direção defensiva, Prevenção de acidentes, Comportamentos no trânsito, Manobras perigosas, Dominar esses temas vai facilitar as suas chances de aprovação na prova.

O que é direção defensiva no trânsito?

Direção defensiva é, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito. É a possibilidade de um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.

São práticas de direção defensiva – fundamentais para prevenir acidentes de trânsito no dia a dia – a manutenção periódica e preventiva de veículos, a postura correta do condutor, o uso correto dos retrovisores, a concentração do motorista, o aperfeiçoamento constante, o respeito à velocidade, a análise das condições da pista de rolamento e do tempo, reação em curvas, declives, cruzamentos e neblina, entre outras.

Como passar na prova do Detran 2020?

separamos algumas dicas para ajudar passar nas provas:

Para a prova teórica:

Revise os conteúdos vistos na autoescola, especialmente os tópicos que você considera mais

difíceis.

Faça o simulado online várias vezes, até se sentir preparado.

Alimente-se bem, beba bastante água e tenha uma boa noite de sono no dia anterior ao

exame.

No dia da prova, mantenha a calma e leia com atenção cada pergunta antes de responder.

Comece pelas questões mais fáceis.

Já para o Exame de direção:

Treine a baliza e o percurso com seu instrutor na autoescola até se sentir realmente preparado.

No dia anterior à prova, tente relaxar o máximo possível e afaste os pensamentos negativos.

Mantenha a concentração no momento da prova para evitar faltas causadas por distrações.

Não se intimide com a presença do examinador, apenas faça o que precisa ser feito.

O que é direção defensiva e preventiva?

Podemos dividir o que é direção defensiva em dois tipos, sendo eles:

Preventiva: trata-se de práticas constantes de atenção para prevenir quaisquer eventos prejudiciais nas estradas. Por exemplo, dirigir em distância segura de outros caminhões para evitar batidas;

Corretiva: são as medidas tomadas após determinadas situações, com objetivo de corrigir aquilo que não foi prevenido anteriormente. Por exemplo, frear apenas no momento em que aconteceria uma colisão.

Dirigir requer conhecer as técnicas para a função, correto? Pois é, neste caso, ser caminhoneiro também possui várias especificidades. Apesar de já possuir a habilitação para conduzir um caminhão, é sempre necessário se atualizar sobre habilidades, normas, tecnologias, e outros.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o que é direção defensiva? Em resumo, para tomar medidas de precauções nas estradas, é indispensável conhecer os detalhes e faces da profissão. Assim, por consequência, você também terá mais noção dos riscos.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z