Processando...

Provas Anteriores ENEM

Provas Anteriores ENEM

Assuntos que caem no ENEM !

Enem ou Exame Nacional de Ensino Médio é um projeto do Governo Federal juntamente com o MEC (Ministério da Educação e Cultura). Esse exame serve para permitir que alunos e universidades consigam de forma mais uniforme buscar e oferecer vagas de ensino superior.

A prova é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia do MEC, sua prova é realizada anualmente, onde são em torno de 7 milhões de inscritos.

Veja um pouco mais sobre Provas Anteriores ENEM:

  • Onde encontrar provas anteriores do Enem?
  • Quais as primeiras provas do Enem 2019?
  • Como refazer as provas anteriores do Enem?
  • O que cai no Enem 2020?


Onde encontrar provas anteriores do Enem?

As provas e gabaritos do Enem, desde a primeira edição do exame, em 1998, estão disponíveis para baixar no Portal Inep. Porém, é mais indicado usar somente as provas aplicadas a partir de 2009, quando o Enem adotou o formato atual.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pela realização do Enem, desde a formulação das provas até sua correção.

Portanto, o Portal Inep é a fonte mais confiável para baixar provas anteriores do Enem.

Quais as primeiras provas do Enem 2019?

No dia 3 de novembro teremos as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

No segundo domingo, 10 de novembro, será a vez de Ciências da Natureza e Matemática.

Repare que o primeiro dia do Enem 2019 agrupa as provas mais “teóricas”, que exigem um nível maior de leitura e interpretação de texto.

Como nesse dia também tem a Redação, a organização resolveu dar um tempinho a mais para os participantes resolverem as questões com mais tranquilidade. São cinco horas e meia de prova no total.

O segundo dia reúne áreas de conhecimento mais técnicas, com questões sobre Matemática, Química, Física e Biologia. Os candidatos terão cinco horas para resolver tudo.

Como refazer as provas anteriores do Enem?

DESENVOLVER O TEXTO - MINIMO DOIS PARAGRAFOS Ao resolver questões de provas anteriores do Enem você já estará se familiarizando com o padrão de questões que o exame costuma apresentar.

Depois de resolver cada prova, consulte o gabarito para ver quantos acertos você teve e identifique em quais matérias ou tópico é necessário estudar mais.

Também dá para fazer seu próprio simulado Enem e assim começar a treinar o controle do tempo, que costuma ser uma grande dificuldade dos candidatos.

O Enem costuma ser aplicado em dois domingos consecutivos, então, separe dois dias para fazer seu simulado. Procure um local

No Enem os candidatos costumam ter 5,5 horas para fazer as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação e 5 horas para as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, bem como a de Matemática e suas Tecnologias. Esses serão seus limites de tempo para fazer as provas anteriores!

Mantenha um relógio por perto (já que o celular é proibido nos dias de prova) e procure resolver cada questão em no máximo 3 minutos, mas sem deixar que a preocupação com o tempo atrapalhe seu raciocínio.

Você pode fazer vários simulados para ir ganhando confiança e chegar mais tranquilo aos dias reais de prova.

O que cai no Enem 2020?

Linguagens códigos e suas tecnologias, que são as disciplinas:

Língua portuguesa: Sintaxe, Gramática, Interpretação de texto, Morfologia, Gêneros textuais, Norma culta e coloquial;

Língua estrangeira;

Literatura: Obras literárias, Literatura contemporânea, Poesias, Movimento Literário;

Artes e Educação Física: Esportes, Surrealismo, Música, Cubismo, Grafite, Movimentos Artísticos, Renascimento, Artes Marciais, Obras artísticas.

Redação: Conhecimento da estrutura de um texto argumentativo, compreender a proposta de uma redação, elaborar uma proposta para o tema abordado, domínio da norma padrão.

Ciências humanas e suas tecnologias, que são as disciplinas:

Geografia: Impactos no meio ambiente, Geopolítica mundial, planos e blocos econômicos, desenvolvimento humano e social, agricultura brasileira.

História: Historia Geral (Liberalismo, Nazismo e Fascismo, Guerra Fria, Idade media e moderna) e Historia do Brasil ( Escravidão, Era Populista, Ditadura Militar, Brasil Colônia, República)

Filosofia e Sociologia: Marxismo, Existencialismo, Movimentos Sociais, Iluminismo, Cultura de massa, Contratualismo, Consequência da globalização, Pensadores da Grécia.

Ciências da natureza e suas tecnologias, que são as disciplinas:

Química: Cadeias carbônicas, Ph e Poh, Radioatividade, Soluções, Eletroquímica, Oxidação, Estequímica, Unidade de concentração.

Física: Eletricidade, Mecânica, Óptica, Ondas, Hidrostática, Calorimetria, Acústica.

Biologia: Problemas ambientais, Imunização, Citologia, Evolução, Genética e mutação, ecologia e sustentabilidade, ciclos de carbono, nitrogênio e água.

Matemática e suas tecnologias: Análise de tabelas, porcentagem, operação com frações, analise combinatória, estatística básica, analise de gráficos, progressões aritméticas e geométricas.

O tema da redação só é disponibilizado no momento da prova, podendo ser bastante abrangente. Geralmente o tema abordado está relacionado a atualidades, devendo o estudante estar sempre ligado as notícias do país e do mundo.

A redação é de caráter eliminatório, portanto, uma vez zerada o aluno estará completamente fora da concorrência.

Uma boa dica para quem vai participar da edição 2020 do ENEM, é manter-se atualizado com as principais notícias do Brasil e do mundo.

Pois não deve se esquecer que, além das provas, a redação também pede um tema que nem sempre pode ser atual, mas será relevante.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z