Provas Anteriores da ESA

Provas Anteriores da ESA

Saiba quais disciplinas deve estudar mais, e entenda como funcionam as provas da ESA!

Está em dúvida sobre o concurso ESA o que cai, as matérias, tipo de perguntas e tudo que diz respeito à parte curricular? Nesse caso, você precisará ter bastante atenção aos assuntos para os quais dedicará mais horas de estudo. Considere que, naquelas em que você precisa consolidar conhecimento, necessariamente o tempo gasto será maior.

O planejamento é fundamental para que sua rotina de estudos seja produtiva e o aproxime da aprovação. Assim sendo, vá em frente, veja quais são as matérias cobradas na prova de ESA e fique mais perto da vaga!

Veja um pouco mais sobre Provas Anteriores da ESA :

  • O que cai nas provas da ESA?
  • É difícil passar na prova da ESA?
  • O que cai em português na ESA?
  • Que dia é a prova da ESA?

O que cai nas provas da ESA?

A prova da ESA é composta por questões objetivas, cujas respostas são marcadas no sistema de múltipla escolha. As perguntas e respostas são divididas, segundo consta no Manual do Candidato 2018, da seguinte forma:

Matemática (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área

2 e 3);

Português (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2

e 3);

História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de

cada disciplina, e 08 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);

Português (1 questão discursiva – redação).

Para os candidatos ou candidatas da área de música e de saúde, temos:

Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para o(a)s candidato(a)s

da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões

objetivas), somente para o(a)s candidato(a)s da Área Saúde.

O conteúdo programático é relativamente extenso para cada uma das disciplinas. De qualquer forma, concentre seus estudos em matérias de Português e Matemática do Ensino Médio, e em História e Geografia, tenha foco somente em temas relacionados ao Brasil.

É difícil passar na prova da ESA?

Como você pôde perceber, a aprovação demanda esforço, tendo em vista a quantidade de matérias e disciplinas. Sendo assim, o segredo está na antecipação dos seus estudos. Quanto antes você começar, mais cedo massificará o conhecimento, o que vai facilitar bastante na hora de resolver as questões.

Considere, ainda, a elevada concorrência por vaga, o que torna a prova da ESA uma das mais disputadas do Brasil. Veja como ficou a concorrência do concurso ESA 2018:

94.000 candidatos inscritos;

75 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Masculino);

171 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Feminino);

78 candidatos/vaga para a ÁREA Música;

93 candidatos/vaga para a ÁREA Saúde.

O que cai em português na ESA?

provas sempre cobram interpretação de textos. Nas outras questões, os principais assuntos se alternam entre:

Fonética, como acentuação;

Morfologia, com processo de formação das palavras e reconhecimento da classe gramatical e sintaxe com análise de período simples;

Regência;

Crase;

Concordância;

Pontuação.

Língua Portuguesa terá 12 questões nas provas do concurso ESA. Para o especialista, a maior dificuldade nas provas dessa disciplina é assimilar tantos nomes e regras. Por isso, acreditamos que é necessário estudar de forma organizada.

Que dia é a prova da ESA?

Oficialmente, esta resposta é confirmada quando ocorrer a publicação do edital oficial, o que geralmente ocorre no mês de fevereiro do ano do concurso.

Nova data de Prova da Escola de Sargento das Armas 2020 (Concurso ESA) A primeira fase de avaliação da ESA 2020 teve sua data de prova adiada devido ao Covid-19. A prova, antes prevista para o dia 12 de Julho de 2020, será agora realizada no dia 30 e Agosto. Quem quiser entrar na Escola de Sargento tem tempo o bastante para se preparar.

Em função da elevada quantidade de candidatos disputando as vagas, seus estudos deverão ser cuidadosamente planejados. Primeiramente, comece o quanto antes, de preferência em um curso preparatório com altos índices de aprovação na prova da ESA.

Quem estuda para concurso público militar deve estar muito mais focado, por isso, todo tempo que puder ser aproveitado na resolução de exercícios e provas anteriores é valioso. Da mesma forma, dedique tempo para estudar matérias nas quais têm mais dificuldade. Considere que, tão importante quanto saber do Concurso ESA o que cai é estar familiarizado com a matéria, e isso envolve leitura e prática diária. Assim, você fica mais tranquilo e aumenta suas chances de aprovação!

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z