Prova de enfermagem para hospital

Prova de enfermagem para hospital

Processos seletivos na Enfermagem: o que esperam os hospitais.

O processo seletivo na Enfermagem é um dos momentos mais importantes e temidos pelos estudantes que conquistaram o tão esperado diploma. E se a passagem para o mercado de trabalho é por vezes assustadora, muitos bons profissionais não conseguem uma boa chance por falta de preparação e conhecimento.

Não é surpresa que muitas vezes o que é mais considerado em um processo seletivo na Enfermagem são as qualidades do profissional como um todo, além das conquistas técnicas e científicas.

A especialização foi citada como um diferencial importante por todas as instituições e é a primeira informação considerada no currículo, juntamente com a experiência profissional.

Veja um pouco mais sobre Prova de enfermagem para hospital:

  • O que estudar para uma prova de enfermagem?
  • Como seriam as questões de uma entrevista de emprego para enfermagem?
  • O que estudar para concurso enfermeiro PSF?
  • O que cai na prova do HC?

    Prova de enfermagem para hospital

O que estudar para uma prova de enfermagem?

As faculdades que dividem o vestibular em fases, em geral, como primeira grande peneira aplicam provas em formato de testes de todas as matérias do ensino médio, isto é, Português, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História em Geografia. Na segunda fase, com um número bem menor de candidatos aplicam provas discursivas e as exigências variam.

O segredo para a aprovação, portanto, é estudar todas as matérias que caem no vestibular de forma equilibrada.

Como seriam as questões de uma entrevista de emprego para enfermagem?

Falar sobre você, o que o entrevistador quer saber: sua personalidade, atitude e abordagem geral à enfermagem.

O que você deve fazer: prove que você tem as características de um bom funcionário. Fale detalhes pertinentes sobre sua personalidade, experiências profissionais, realização educacional e metas de carreira. É importante que você compreenda o que o empregador realmente espera quando o entrevistador faz essas perguntas em uma entrevista.

Uma das perguntas pode ser: Por que você escolheu seguir a carreira de enfermagem?

O que o entrevistador quer saber: sua motivação para entrar no campo da enfermagem e se você é realmente dedicado a isso.

O que você deve fazer: prove seu compromisso e dedicação à enfermagem. Se você puder, fale brevemente o “ponto de virada” que foi crucial na sua decisão por fazer enfermagem.

Outra coisa que podem pedir é para você falar um pouco sobre o que você sabe sobre nossa instituição. O que o entrevistador quer saber: se você está realmente interessado em ingressar em sua instituição ou se quer apenas entrar em qualquer hospital.

O que você deve fazer: antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre a instituição para a qual você está se candidatando. Você pode visitar o site, verificar comentários e resenhas dos pacientes e até mesmo perguntar aos amigos que trabalham no mesmo local. Você definitivamente marcará pontos se puder mostrar que tem conhecimento sobre a instituição deles.

O que estudar para concurso enfermeiro PSF?

Em Enfermagem, esses são os principais assuntos específicos cobrados em alguns editais:

Sistema Único de Saúde (SUS); Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde; Modalidades assistenciais; Teorias e processo de enfermagem; Assistência de enfermagem (ao adulto com transtorno mental, em gerontologia, em pacientes oncológicos, periopratória, a pacientes com alteração da função cardiovascular e circulatória: digestiva e gastrointestinal; metabólica e endócrina; renal e do trato urinário; reprodutiva; tegumentar; neurológica; músculo esquelético, à saúde da mulher, da criança, urgência e emergência); Saúde mental; Relacionamento interpessoal, comunicação terapêutica, psicopatologias, psicofarmacologia; Quimioterapia, radioterapia e cirurgias; Procedimentos técnicos em enfermagem; Doação, captação e transplante de órgãos; Violência, abuso de drogas, intoxicações, emergências ambientais; Custos, auditoria, acreditação; Atuação da enfermagem em procedimentos e métodos diagnósticos; Agravos à saúde relacionados ao trabalho; Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde; Pressupostos teóricos; Central de material e esterilização; Práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar; Risco biológico e medidas de precauções; Definição, indicações de uso e recursos materiais; Controle de infecção hospitalar; Código de ética dos profissionais de enfermagem.

O que cai na prova do HC?

As matérias cobradas em prova serão:

Língua portuguesa: leitura e interpretação de texto, semântica, sintaxe, morfologia, fonética, ortografia, concordância, regência, crase.

Raciocínio lógico/matemática: operações, probabilidade, permuta, combinações, medidas, volumes, deduções, analogias e conclusões.

Noções de informática: Sistemas operacionais, diferentes tecnologias, hardwares e gadgets, Windows, Pacote Office, internet e segurança da informação.

Noções de administração pública: conceitos básicos, princípios e diretrizes, leis de administração pública e legislação de saúde pública.

Conhecimentos gerais: história, geografia, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade sócioambiental, segurança e ecologia.

Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Em todos os hospitais entrevistados, a prova escrita é uma das etapas para a aprovação de candidatos. Em alguns casos, serão exigidos conhecimentos específicos e o enfermeiro deve ficar atento aos editais de contratação. Quando é definida uma quantidade mínima de acertos, todos os hospitais consultados exigem um aproveitamento de 70% para que o candidato avance para a próxima etapa.

Existe ainda a opção de uma prova prática dependendo da função que é necessitada pelo hospital. Nesse caso, o enfermeiro deve se preparar com mais cuidado para desenvolver o seu conhecimento técnico diante do avaliador e utilizando os recursos oferecidos pela instituição.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z