Processando...

PM MG Concurso

PM MG Concurso

Concurso PM MG: Qual o papel do Oficial da PMMG?

O edital do concurso PMMG foi publicado em dezembro de 2019 com a oferta de 160 vagas para oficial, carreira que exige formação em Nível Superior. Mas é o cargo de Soldado que segue com um déficit que preocupa as autoridades públicas. A necessidade chega a 16 mil.

Só no ano passado, a Polícia Militar de Minas Gerais registrou uma queda de 1.465 policiais nas ruas. Ainda não há previsão nem notícias de que um novo concurso PM MG seja realizado para o cargo de Soldado.

Ainda que não tenha previsão a curto prazo, é importante você estar focado no concurso reforçando sua preparação e dedicando seu tempo ao certame. Por isso, acompanhe este artigo e conheça todos os detalhes sobre o concurso PMMG.

Veja um pouco mais sobre PM MG Concurso :

  • Quando vai ser o próximo concurso da PMMG?
  • Quando sai o edital da PMMG 2020?
  • Qual escolaridade para Polícia Militar MG?
  • Como ser um oficial da PMMG?

    PM MG Concurso

Quando vai ser o próximo concurso da PMMG?

Ainda não há previsão de um novo edital de concurso PMMG para a carreira de soldado. A Polícia Militar de Minas Gerais é uma das corporações mais procurados quando o assunto é seleção e concurso público.

Quem sonha entrar para a PMMG sabe que, além na missão de atuar na segurança pública do estado, vai contar com ganhos e a possibilidade de crescimento e evolução na carreira. Ademais, a remuneração do Soldado da PMMG está entre os melhores do Brasil, além de contar com diversos benefícios.

Quando sai o edital da PMMG 2020?

No mês de dezembro de 2019 foi publicado o edital de abertura do concurso público para ingresso no cargo de Oficial da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (edital PMMG Oficial).

As inscrições poderão ser feitas de fevereiro a março de 2020 e as provas serão em abril de 2020. Estão sendo ofertadas 160 vagas com exigência de ensino superior completo.

Qual escolaridade para Polícia Militar MG?

Faculdade para ser Policial Militar

Soldado da PM: não é cobrado o ensino superior completo, apenas ter concluído o ensino médio.

Oficial da PM: ensino médio completo é o suficiente para realizar o concurso de oficial da PM. Alguns cargos e estados exigem uma formação específica. É comum ser exigido o curso de direito, medicina ou odontologia.

Faculdade para ser Policial Civil

Delegado: exige o bacharelado em Direito.

Investigador: graduação em diversas áreas do conhecimento.

Perito Criminal: ensino superior em diferentes áreas.

Escrivão: cargo exige ensino superior em diferentes áreas.

Papiloscopista: função pode ser exercida por profissionais de nível médio ou superior. Cada edital pode ter um direcionamento diferenciado.

Faculdade para ser Policial Federal

Delegado da Polícia Federal: possuir a graduação em Direito e mais três anos de experiência na área judicial ou policial.

Agente da Polícia Federal: ensino superior em diferentes áreas do conhecimento (necessário consultar o edital).

Escrivão: curso superior completo (não há especificação de curso).

Perito Criminal Federal: nível superior em Economia, Ciências Contábeis, Informática, Geologia, Agronomia, Química, Ciências Biológicas. (Também é necessário consultar o edital, pois há variações das áreas contempladas em cada concurso).

Papilocopista: ensino superior completo em diferentes áreas.

Como ser um oficial da PMMG?

O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO) tem como objetivo formar Bacharéis em Ciências Militares, para o desempenho de funções de comando da instituição.

O referido curso tem a duração de dois anos e seis meses acadêmicos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares

extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante o curso é obrigatório o alojamento do discente nos primeiros 12 (doze) meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

Atualmente o Curso de Formação de Oficiais possui uma malha curricular composta por 65 disciplinas, totalizando uma carga horária de 3.910 horas/aula.

Concluído com aproveitamento o período acadêmico e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial e, durante um período mínimo de seis meses, deverá demonstrar sua vocação para o oficialato, podendo ser movimentado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa para qualquer unidade da PMMG, em todos os municípios do Estado de Minas Gerais.

Para quem não conhece, o Oficial aprovado em todas as etapas do concurso PMMG e incorporado ao quadro de servidores da Polícia Militar tem como função comandar o pelotão, coordenar o policiamento ostensivo, reservado e velado e assessorar o comando.

Além disso, é papel do Oficial da PMMG gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações, desenvolver processos e procedimentos administrativos, atuar na coordenação da comunicação social, promover estudos técnicos e de capacitação profissional, sempre pautando suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais>

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z