Processando...

Pedagogia para Concursos

Pedagogia para Concursos

Descubra tudo que vai precisar estudar e se possível comece os estudos antecipadamente!

A primeira coisa a se fazer antes de se preparar e estudar para um concurso de pedagogia é conhecer a área de concurso em questão.

Esse é um ponto essencial para concursos da área pedagógica, ou de qualquer outra. Quanto mais o concurseiro conhecer a área em que deseja prestar um concurso, mais chances tem de ser aprovado.

Mais que isso, ele também terá uma maior certeza se esse é o setor que ele realmente deseja para trabalhar. O que vai estimulá-lo a se preparar da melhor forma possível para o concurso.

Os concursos públicos vêm atraindo um número cada vez maior de candidatos, que geralmente buscam a estabilidade financeira e os salários atraentes de determinados cargos. Em um universo acadêmico em que a formação anual de mestres e doutores é maior que a demanda e a capacidade de absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho, o concurso público é visto pela maioria dos mestres e doutores como o único destino possível.

Desta forma, assim como nos concursos públicos para outras áreas, a aprovação em concursos públicos para professor universitário se torna cada vez mais difícil, com mais candidatos a cada uma das vagas disponíveis e com candidatos mais bem preparados também.

Veja um pouco mais sobre Pedagogia para Concursos:

  • O que estudar para o concurso de pedagogia?
  • Como se preparar para um concurso de professor?
  • O que pode cair em uma prova de concurso para professor?
  • O que estudar para concurso de professor de educação infantil?

    Pedagogia para Concursos

O que estudar para o concurso de pedagogia?

Depois de analisar as possibilidades de concurso e escolher em qual vai se inscrever é hora de dar o próximo passo. Que é o de descobrir o que você vai precisar estudar na sua preparação para um concurso de pedagogia.

Essa é uma tarefa indispensável para quem deseja maximizar suas chances de aprovação. Afinal, se você sabe o que vai precisar estudar, pode se preparar com mais tempo. E assim ganhar uma vantagem em relação aos concorrentes que vão prestar o mesmo concurso que você.

É possível descobrir quais temas e conteúdos com maior chance de cair num concurso pedagógico de duas formas básicas. A primeira, focar em estudar os editais das edições anteriores do concurso que você fará.

A segunda é focar em estudar antecipadamente as matérias que mais caem em concursos na área pedagógica. E então focar nas matérias do edital assim que ele for publicado e o concursando fizer sua inscrição.

De modo geral, as matérias ou assuntos que costumam cair mais em concursos dessa área são:

-Legislação Educacional (LDB, Diretrizes Curriculares, Plano Nacional de Educação)

-Tendências Pedagógicas

-Projeto Político Pedagógico

-Avaliação

-Planejamento

-Didática

-Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

-Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Educação

-Língua Portuguesa

O concursando que visa prestar certames na área pedagógica pode estudar antecipadamente essas matérias sem preocupações. Elas certamente estarão presentes em muitas questões de qualquer concurso do setor que faça.

Cumprida essa etapa, o concurseiro pode passar para a próxima etapa do processo de como estudar para concursos pedagógicos. Etapa essa que é essencial não apenas para concursos de pedagogia, mas para qualquer área.

Como se preparar para um concurso de professor?

Reza o consagrado aforismo que “o edital é a lei do concurso público“, ou seja, todos os atos que regem um concurso público devem constar no edital. Muitos candidatos são desclassificados ou perdem pontos preciosos por não terem se atentado a detalhes do edital.

Como será a prova escrita? Como será a comprovação dos documentos da prova de títulos? Como deverá ser elaborado a defesa do memorial? Em quais situações um candidato será eliminado?

Cada concurso público para professor universitário é único e possui suas próprias regras, de forma que os procedimentos realizados em um determinado concurso podem não servir em outro concurso.

Por isso, leia com atenção cada detalhe do edital e reflita sobre o que cada um dos itens irá impactar na sua preparação e na realização das provas.

ESTUDE O CURRÍCULO DOS PROFESSORES DA BANCA

Ao invés de perder seu tempo xeretando os currículos dos seus concorrentes na Plataforma Lattes (eu sei que isso é MUITO tentador, mas não faça!), estude com cuidado o currículo dos professores da banca.

Repare nas linhas de pesquisa que eles trabalham, procure ler alguns de seus trabalhos publicados, tente entender as opiniões dos seus avaliadores.

Em várias áreas existem correntes de pensamentos divergentes; soluções diferentes para se resolver um mesmo problema; tecnologias ou políticas completamente opostas.

E você há de concordar que corrigir uma prova escrita, uma prova didática ou uma defesa de material é algo muito subjetivo. Muitas vezes, a “resposta certa” é aquela que o avaliador quer ouvir e pode não ser a única resposta para determinado problema.

Isso pode parecer um pouco frustrante, mas lembre-se que neste momento você está tentando ser aprovado no concurso. Mudar o sistema é algo que você precisa deixar para depois da nomeação.

VÁ PARA O CONCURSO COM TUDO PRONTO

Alguns candidatos de concurso público para docente do ensino superior simplesmente se levantam e vão embora após o sorteio do tema, pois “não caiu” o tema que eles dominavam.

Se o concurso tiver dez temas, vá com dez textos prontos, na “ponta da língua”, e com dez aulas prontas e estudadas. Com o aumento da concorrência e da qualidade da concorrência, não existe mais lugar para o improviso.

O que pode cair em uma prova de concurso para professor?

Legislação da Educação

Quando falamos em Legislação da Educação, o primeiro diploma legal que deve vir à mente é a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Lei nº 9.394 é datada de 1996, mas sofreu as últimas alterações em janeiro de 2019.

Didática

A didática é um ramo da Pedagogia e pode ser compreendida como o conjunto de técnicas e formas de ensinar, destinados a colocar em prática as diretrizes pedagógicas. O termo didática vem do grego (techné didaktiké) e significa “a arte de ensinar”.

Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

Como os professores são responsáveis pela construção do saber e principalmente do desenvolvimento como pessoa de seu aluno, ele deve quebrar paradigmas, propondo assim novos caminhos baseados no saber Filosófico, Ético e Sociológico.

Língua Portuguesa

Um erro comum dos candidatos é negligenciar a Língua Portuguesa, seja porque sentem-se confiantes de que não terão dificuldades, seja por esquecimento.

Psicologia da educação

Este conteúdo é basilar para um profissional que pretende lidar com ensino fundamental, por isso, nas principais bancas, tem havido uma cobrança recorrente. Sua aplicabilidade é a forma mais comum de cair nas questões. Saber a história do uso da psicologia na educação fará você ter facilidade para responder a matéria.

Gestão escolar

Para cargos que envolvem a gestão escolar, como diretor e coordenador, é essencial que você tenha conhecimento desta matéria. Sua teoria e sua aplicabilidade são fundamentais. Entender como um colégio funciona de forma geral, será um ponto forte para gabaritar estas questões.

Matemática e raciocínio lógico

Sabe aquelas questões que parecem "bobas", mas que, se não tomarmos cuidado, podem se tornar o nosso “bicho papão”? Na maioria das vezes, isto ocorre com Matemática e Raciocínio Lógico.

O que estudar para concurso de professor de educação infantil?

Referencial Curricular da Educação Infantil

Organização do trabalho educativo e espaços escolares

O brinquedo e o Brincar

Lei de Diretrizes e Bases e Constituição Federal

Avaliação na educação infantil

Linguagem e Oralidade

História da Educação Infantil e Concepção de Criança e Infância

Rotina da creche e/ou educação infantil

O Cuidar e a formação da criança

Música, movimento e desenho

Aprendizagem na Educação Infantil

O concurseiro deve passar um tempo estudando a área pedagógica de concursos. Por exemplo, ele deve conhecer os cargos possíveis, principais bancas, assuntos para estudar com antecedência e atribuições em caso de aprovação.

Depois de conhecer bem a área, é importante que ele, antes de começar qualquer estudo, trace seu objetivo como concursando. Ele ou ela precisa escolher qual cargo almeja na área e começar a mapear concursos e montar suas estratégias de estudos para o concurso de pedagogia escolhido.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z