Processando...

Concurso Senado, Casa convoca bancas a enviarem propostas.

Concurso Senado, Casa convoca bancas a enviarem propostas.

Publicação no Diário Oficial da União informa que bancas terão até 12 dias úteis para enviarem propostas para organizar Concurso Senado.

O Senado Federal publicou um aviso de chamamento público convidando bancas a enviarem propostas para organização do próximo concurso da Casa Legislativa. A informação consta no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8.

As bancas terão um prazo de 12 dias úteis para envio das propostas. O Senado analisará os documentos para definir qual instituição será contratada para organizar e operacionalizar o concurso público.

Entre as atribuições da banca organizadora estão: finalizar o edital, receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas. No último Concurso Senado, realizado em 2012, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida.

ÍNDICE

  • Concurso Senado: Vagas, cargos
  • Concurso Senado: Escolaridade Policial Legislativo
  • Concurso Senado: Requisitos Concurso Senado
  • Concurso Senado: projeto básico informa etapas
  • Concurso Senado Federal: último edital
  • Concurso Senado: Sobre o Senado
  • Simulado para Concurso Senado
  • Questões para Concurso Senado
  • Outros Concursos Abertos


Concurso Senado: Vagas, cargos

Sendo assim, de acordo com o documento divulgado, o novo concurso do Senado Federal contará com a oferta de 19 oportunidades imediatas, além de vagas também para a formação de cadastro reserva, em carreiras de nível superior.

Além disso, a distribuição das vagas, bem como os cargos a serem contemplados, estão disponíveis para consulta no documento de autorização. Dessa forma, a divisão acontece da seguinte maneira:

Técnico Legislativo – Policial Legislativo – 06 vagas;

Advogado – 01 vaga;

Consultor Legislativo:

Assessoramento em Orçamentos – 01 vaga;

Assessoramento Legislativo – 01 vaga;

Analista Legislativo:

Administração – 01 vaga;

Arquivologia – 01 vaga;

Assistência Social – 01 vaga;

Contabilidade – 01 vaga;

Enfermagem – 01 vaga;

Informática Legislativa – 01 vaga;

Processo Legislativo – 01 vaga;

Registro e Redação Parlamentar – 01 vaga;

Engenharia do Trabalho – 01 vaga;

Engenharia Eletrônica e Telecomunicações – 01 vaga.

Concurso Senado, Casa convoca bancas a enviarem propostas. - Frente


Concurso Senado: Escolaridade Policial Legislativo

Desse total, seis das oportunidades estão destinadas para o cargo de policial legislativo, que agora passa a exigir nível superior como requisito.

A mudança já foi aprovada pela comissão diretora do Senado e o novo requisito passa a valer a partir da publicação do documento.

O texto acrescenta o inciso III ao art. 10 do Regulamento Administrativo do Senado. O dispositivo passa a contar com a seguinte redação:

III – Técnico Legislativo, Especialidade Policial Legislativo Federal: acessível a portador de diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, observadas as disposições legais aplicáveis;

Concurso Senado, Casa convoca bancas a enviarem propostas. - Frente 2


Concurso Senado: Requisitos Concurso Senado

Todos os cargos presentes no próximo edital do Concurso Senado exigirão nível superior. Algumas oportunidades, porém, aceitarão a graduação em qualquer área.

Veja abaixo os requisitos do Concurso Senado:

Advogado: diploma de conclusão de curso de nível superior de Direito e inscrição, como Advogado, na Ordem dos Advogados do Brasil.

Consultor Legislativo (Assessoramento em Orçamentos): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de atuação.

Consultor Legislativo (Assessoramento Legislativo): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de atuação.

Analista Legislativo (Administração): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Arquivologia): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Assistência Social): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.

Analista Legislativo (Contabilidade): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.

Analista Legislativo (Enfermagem): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.

Analista Legislativo (Informática Legislativa): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, Ciências Exatas ou qualquer formação de nível superior acrescida de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Processo Legislativo): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Registro e Redação Parlamentar): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Engenharia do Trabalho): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia do Trabalho, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Analista Legislativo (Engenharia Eletrônica e Telecomunicações): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Policial Legislativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Concurso Senado, Casa convoca bancas a enviarem propostas. - Senado


Concurso Senado: projeto básico informa etapas

O projeto básico elaborado em 2019 para o concurso do Senado Federal contava com a estrutura das etapas avaliativas a serem enfrentadas pelos candidatos, algo que pode ser mantido pelos cargos que constam na nova autorização.

Nesse sentido, de acordo com o documento, os inscritos na seleção seriam avaliados por meio das seguintes etapas avaliativas, para os cargos de Policial Legislativo, Analista Legislativo e Advogado:

Policial Legislativo

Prova objetiva;

Prova discursiva;

Exame de sanidade física e mental;

Teste de aptidão física;

Exame psicotécnico;

Sindicância de vida pregressa e investigação social;

Prova de títulos.

Analista Legislativo

Prova objetiva;

Prova discursiva;

exame prático (para especialidade de registro e redação parlamentar);

Prova de títulos.

Advogado

Prova objetiva;

Prova discursiva;

Exame oral;

Prova de títulos.

Além disso, de acordo com o projeto básico, as provas objetivas seriam aplicadas em todos os estados do país, inclusive no Distrito Federal. Por outro lado, as demais etapas ocorreriam somente no DF.

Entretanto, como novas carreiras foram acrescentadas com a nova autorização, é possível que tais estruturas sejam alteradas.


Concurso Senado Federal: último edital

O edital do último Concurso Senado foi publicado no dia 22 de dezembro de 2011, sendo a Fundação Getúlio Vargas a banca responsável pelo concurso. O certame ofertou 260 vagas para os seguintes cargos:

Analista Legislativo (diversas áreas) – ‭142 vagas

Consultor Legislativo (diversas áreas) – 9 vagas

Técnico Legislativo (diversas áreas) – 84 vagas

Técnico Legislativo, na área de Polícia Legislativa – 25 vagas


Concurso Senado: Sobre o Senado

O Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe de duas Casas Legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Pode-se afirmar, assim, que o Poder Legislativo Federal é bicameral. São funções típicas do Poder Legislativo legislar e fiscalizar.

As funções do Senado Federal são exercidas pelos Senadores da República, que são eleitos segundo o princípio majoritário para representarem os estados e o Distrito Federal. Cada estado e o Distrito Federal elegem três Senadores para um mandato de oito anos. A renovação da representação se dá a cada quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada Senador é eleito com dois suplentes.

No âmbito do Senado Federal, os encontros no Plenário são chamados sessões, mas o Regimento Interno designa como reuniões preparatórias aquelas que ocorrem antes da abertura da Sessão Legislativa Ordinária. Estas são destinadas à posse dos Senadores e à eleição da Mesa no primeiro ano da legislatura e para a eleição da Mesa apenas, no terceiro ano.

Iniciada uma sessão legislativa, podem ocorrer quatro tipos de sessão no Plenário: deliberativa, não deliberativa, especial e de debates temáticos.

As sessões deliberativas podem ser ordinárias e extraordinárias. As ordinárias ocorrem de segunda a quinta-feira às 14 h e na sexta-feira às 9 h, com pauta previamente designada. As sessões deliberativas extraordinárias podem ocorrer a qualquer hora e devem ter pauta específica na convocação.

Em relação ao acesso, as sessões geralmente são públicas, porém serão secretas quando for convocada pelo presidente do Senado, deliberado pelo Plenário ou, obrigatoriamente, ao apreciar assuntos especificados pelo Regimento.

Os encontros para desenvolver os trabalhos legislativos nas comissões são chamados de reuniões. As reuniões de comissões não podem coincidir com o período da ordem do dia das sessões deliberativas ordinárias, momento em que é apreciada a pauta do Plenário.


Simulado para Concurso Senado

Aqui você encontrará milhares de simulados para o Concurso Senado, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Questões para Concurso Senado

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Concurso Senado, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o Concurso Senado e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.