Processando...

Concurso ITA Aeronáutica, publica edital com 150 vagas de nível médio.

Concurso ITA Aeronáutica, publica edital com 150 vagas de nível médio.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou as instruções normativas do edital do concurso ITA com 150 vagas de nível médio.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou as instruções normativas do edital do concurso ITA 2023. O documento com as regras da seleção consta no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 1° de junho. Ao todo, são oferecidas 150 vagas.

Do total da oferta, 36 oportunidades são para o quadro da ativa da Força Aérea, para aqueles que desejam seguir na carreira militar, sendo 29 destinadas à ampla concorrência e 7 para autodeclarados negros.

Já as outras 114 são para o quadro da reserva, em que o candidato não trabalhará na organização militar. Neste caso são 91 para ampla concorrência e 23 para negros.

Para concorrer, é necessário ter nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

Podem participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.

De acordo com o edital, o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.

ÍNDICE

  • Concurso ITA Aeronáutica: Vagas, cargos
  • Concurso ITA Aeronáutica: remuneração e benefícios
  • Concurso ITA Aeronáutica: mais informações sobre os cursos
  • Concurso ITA Aeronáutica: provas
  • Concurso ITA Aeronáutica: inscrições
  • Concurso ITA Aeronáutica: Sobre o ITA
  • Simulado para Concurso ITA Aeronáutica
  • Questões para Concurso ITA Aeronáutica
  • Outros Concursos Abertos


    Concurso ITA Aeronáutica, publica edital com 150 vagas de nível médio. - Prédio


Concurso ITA Aeronáutica: Vagas, cargos

Sendo assim, o novo concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica oferta 150 oportunidades de nível médio para o ingresso na instituição, sendo 114 imediatas e 36 voltadas para a formação de um cadastro reserva, nas seguintes áreas:

Engenharia:

Aeronáutica – 23 vagas;

Eletrônica – 25 vagas;

Mecânica-Aeronáutica – 25 vagas;

Civil-Aeronáutica – 18 vagas;

De Computação – 32 vagas;

Aeroespacial – 27 anos.


Concurso ITA Aeronáutica: remuneração e benefícios

Uma nova tabela de soldos das Forças Armadas foi sancionada pelo Presidente da República em 2019. Segundo a Lei 13.954/2019, os militares na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva recebem um soldo de R$ 1.334,00.

No terceiro, no quarto e no quinto anos de curso, os que optaram por serem convocados para integrar o Quadro de Oficiais da Aeronáutica ocuparão o cargo de Aspirante a Oficial, com soldo militar de 7.315,00.

Depois de concluir o curso, o Aspirante torna-se Primeiro-Tenente com soldo militar de 8.245,00.

Além disso, é concedido aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é facultativa e todos os estudantes têm acesso a atendimento médico e odontológico.


Concurso ITA Aeronáutica: mais informações sobre os cursos

O Curso de Graduação em Engenharia do ITA terá duração de cinco anos, sendo composto pelos cursos fundamental e profissional.

O curso fundamental será ministrado nos dois primeiros anos do curso de graduação em engenharia, destinado ao ensino dos conhecimentos básicos gerais de engenharia, enquanto o curso profissional será ministrado nos três últimos anos do curso de graduação, constituindo-se de matérias que caracterizam uma especialização profissional.

O candidato terá a possibilidade de escolha de especialidade, no ato da matrícula no 1º ano do curso profissional, atendido o número de vagas disponibilizadas por especialidade.

Ressaltando que os candidatos civis e que não são oficiais ou Aspirantes-a-Oficial da Reserva das Forças Armadas, classificados nas vagas abertas, serão, compulsoriamente, matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica, de São José dos Campos (CPORAER-SJ), concomitantemente com sua matrícula no ITA.

A matrícula no 1º ano do curso profissional do ITA, para os alunos civis que não forem Oficiais ou Aspirantes-a-Oficial da Reserva das Forças Armadas, somente será feita após o término, com aproveitamento, do curso do CPORAER-SJ.

Ao concluir o curso, com aproveitamento, o candidato será incluído no Quadro de Oficiais Engenheiros do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, da Ativa (QOEng), no Posto de 1º Tenente.

Concurso ITA Aeronáutica, publica edital com 150 vagas de nível médio. - Frente


Concurso ITA Aeronáutica: provas

Todos os inscritos no concurso Aeronáutica serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter eliminatório; e exame médico, de caráter eliminatório.

As provas escritas estão estruturadas em duas fases, especificadas a seguir:

1ª fase – uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 12 de física, 12 de português, 12 de inglês, 12 de matemática e 12 de química;

2ª Fase - 30 questões dissertativas, sendo 10 de matemática, 10 de física e 10 de química, além de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo, sendo aplicadas em dois dias.

As provas serão aplicadas nas datas previstas de 16 de outubro (1ª fase) e 8 e 9 de novembro (2ª fase), em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.


Concurso ITA Aeronáutica: inscrições

Dessa forma, é essencial que os interessados no novo concurso ITA Aeronáutica saibam que as inscrições foram abertas nessa quarta-feira, 1º de junho, e poderão ser realizadas até o dia 15 de julho por meio do site do Instituto.

Além disso, para efetivar a participação é preciso que os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor fixo de R$ 195,00.

É igualmente importante mencionar que o período de solicitação de isenção de taxa ocorreu entre os dias 04 e 29 de abril, de maneira que os candidatos podem consultar a Relação de Isentos no site do ITA.


Concurso ITA Aeronáutica: Sobre o ITA

Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza, Estado do Ceará, em 1904 e, para tornar-se piloto do Exército brasileiro, aos 19 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro.

Quando tenente, ao fazer o voo inaugural entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, acabou por criar o Correio Aéreo Nacional, em 1931. Naquela época, os pilotos eram expostos às mais diversas e rigorosas condições de clima e temperatura, sendo obrigados a realizar aterrissagens forçadas em campos improvisados e a pilotar sem instrumentação.

Casimiro cruzou o país desbravando novas rotas para o Correio Aéreo Nacional, ligando o Rio de Janeiro aos mais distantes rincões do Brasil. Sua grande obra, porém, seria concluída anos mais tarde: a criação do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

No Brasil da década de 1940, um país essencialmente agrícola e com uma indústria mínima, incapaz de fabricar até bicicletas, o sonho de projetar e fabricar aviões parecia excêntrico aos olhos de muitos de seus companheiros. No entanto, com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, Casimiro desenvolveu as diretrizes desta nova instituição.

Assim, nos anos finais da década de 1940, Casimiro envolveu-se diretamente na construção de seu sonho, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

O futuro provou que a visão de Casimiro estava correta e seu sonho era possível. No início da década seguinte, o ITA tornou-se uma realidade. Surgiu, assim, uma escola de engenharia de alto nível no país, com instalações adequadas, professores experimentados, inicialmente trazidos do exterior e residindo no próprio campus, acompanhado de os alunos. Ao redor do ITA formou-se o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), um complexo de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial.


Simulado para Concurso ITA Aeronáutica

Aqui você encontrará milhares de simulados para o Concurso ITA Aeronáutica, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Questões para Concurso ITA Aeronáutica

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Concurso ITA Aeronáutica, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o Concurso ITA Aeronáutica e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.