Processando...

Concurso PM ES, governador amplia oferta para 1.111 vagas

Concurso PM ES, governador amplia oferta para 1.111 vagas

Boa notícia para os candidatos capixabas que sonham com uma oportunidade na Polícia Militar. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, quase dobrou o quantitativo de vagas do concurso PM ES, que agora será de 1.111 vagas.

O anúncio da ampliação foi feito pelo próprio governador em solenidade na última sexta-feira, 26, e publicação nas redes sociais.

“A norma das nossas opções de segurança é uma constante em nosso governo. Hoje, 252 novos soldados ingressam nos quadros da PM. Também anunciamos a ampliação para 1111 vagas ofertadas no novo concurso. Estamos recompondo o nosso efetivo. Mais segurança para os capixabas”, disse Casagrande.

A oferta inicial anunciada por Casagrande, em agosto deste ano, era de 671 vagas, que poderiam ter edital ainda este ano. Com o novo quantitativo, são 440 vagas a mais confirmadas pelo governador.

Mesmo com a ampliação das vagas, o governador ainda não confirmou quando o edital será publicado. O concurso PM ES ainda precisa definir a banca organizadora.

Distribuição das vagas está confirmada

Em nota, o Governo do Espírito Santo confirma a distribuição das vagas e informa que, dessas, serão mil destinadas ao cargo de soldado, o grande destaque. As demais serão:

20 vagas para oficiais médicos;

20 vagas para oficiais dentistas;

5 vagas para oficiais farmacêuticos/bioquímicos;

2 vagas para oficiais médicos veterinários;

10 vagas para oficiais enfermeiros;

30 vagas para praças especialistas de Saúde;

2 vagas para oficiais músicos;

22 vagas para praças músicos.

Renato Casagrande em evento de formatura de novos soldados

Governador do ES anuncia ampliação em evento de formatura

(Foto: Governo ES)

O anúncio de Casagrande aconteceu em solenidade que marcou a formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar. Foram 252 militares que se formaram, agora são considerados soldados combatentes e passarão a compor o efetivo da PM ES.

Concurso PM ES, governador amplia oferta para 1.111 vagas - Continência

ÍNDICE

  • Qual o objetivo do concurso PM ES?

  • Quais são as etapas do concurso PM ES?

  • Quais são os requisitos para concorrer ao concurso PM ES?

  • Quando foi anunciada a abertura do concurso da PM?

  • Simulado para PM ES

  • Questões para PM ES

  • Outros Concursos Abertos

Qual o objetivo do concurso PM ES?

De acordo com informações do governador, o novo concurso público e as vagas mencionadas acima terão como objetivo suprir a ausência de contratações em 2020.

“Todo esse trabalho é para que a gente dê mais condições de ação às nossas forças policiais e ter mais resultado no enfrentamento ao crime”, completou o governador.

No início do ano, o concurso PM ES já havia sido confirmado pelo Governador. Em entrevista ao Tribuna, o chefe do executivo estadual falou sobre as expectativas de concurso público para o estado, garantindo Educação e Segurança Pública como prioridades.

“Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021”, disse Casagrande.


Quais são as etapas do concurso PM ES?

O concurso PM ES para o cargo de Soldado Combatente consiste de dez etapas, sendo elas:

1ª Exame Intelectual – Eliminatório e classificatório

Prova Objetiva contendo 80 questões de múltipla escolha e uma prova de Redação

2ª Entrega de Documentação para Aferição de Idade e Pontuação de CNH – Eliminatória e classificatória

Recolhimento de documentação para aferição de idade máxima, bem como pontuação de CNH – Carteira Nacional de Habilitação

3ª Exame de Aptidão Física – Eliminatório

Teste de Avaliação Física (TAF)

4ª Exame Psicossomático – Eliminatório

submeter o candidato a testes de inteligência e personalidade devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)

5ª Investigação Social – Eliminatória

investigações a serem realizadas pela Diretoria de Inteligência (DInt) da PM ES e visa verificar se o candidato possui idoneidade moral necessária para ser Soldado da PM ES

6ª Exames de Saúde – Eliminatório

inspeção de saúde procedida por uma Junta Militar de Saúde (JMS) da Diretoria de Saúde (DS) da PM ES

7ª Entrega da documentação para fins de classificação – Eliminatória

Recolhimento de documentação exigida no Concurso, para fins de matrícula do Curso de Formação de Soldados

8ª Classificação final e matrícula no Curso de Formação – Eliminatória e classificatória

divulgação da relação de candidatos aprovados nos limites das vagas oferecidas e encaminhamento do rol de candidatos à Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PM ES, para matrícula no Curso de Formação

9ª Realização do Curso de Formação de Soldados QPMP-C – Eliminatório e classificatório.

10ª Resultado Final e encerramento do Curso de Formação de Soldado Combatente -QPMP-C

Término do Concurso com publicação do resultado final em ordem de classificação obtida no Curso de Formação.

Concurso PM ES, governador amplia oferta para 1.111 vagas - Continencia 2


Quais são os requisitos e atribuições para concorrer ao concurso PM ES?

Os principais requisitos para investidura neste cargo são:

altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65 m (homens) e de 1,60 m (mulheres)

possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria “B”

Ter, no mínimo, 18 anos de idade na data de matrícula no Curso de Formação e, no máximo, 28 no primeiro dia de inscrição no concurso

Formação de nível médio de escolaridade

Atribuições

Policiamento ostensivo geral, preventivo e repressivo, em área urbana e rural, nos processos de policiamento motorizado, a pé, ciclístico, aéreo

Policiamento especializado, tais como policiamento de trânsito urbano e rodoviário, ambiental, montado, de guarda, de eventos, de choque e de missões especiais

Condução de viaturas policiais

Atendimento e condução de ocorrências policiais decorrentes das ações e operações de policiamento

Elaboração de boletins de ocorrência

Cumprimento de planos, normas e ordens emanadas pelo escalão superior da Instituição, pautando-se pela disciplina, hierarquia, equilíbrio emocional, honestidade, cooperação e comprometimento

Suporte de comando dos escalões hierárquicos imediatamente superiores, dentro dos limites de sua competência

Observância constante dos valores, da ética e dos deveres policiais militares

Desempenho de outros tipos de policiamento e atividades inerentes à Instituição, observando os demais princípios, normas e encargos.


Quando foi anunciada a abertura do concurso da PM?

Em junho de 2018, durante um encontro na Secretaria de Estado da Segurança Pública, foi anunciada a abertura do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo. Para a PM, foram publicados quatro editais para cargos de Soldados, Oficiais e Médicos.

Lembrando que o governador anunciou a ampliação de vagas ofertadas no último edital, realizado em 2018. Assim, todos os aprovados do Curso de Formação de Oficiais serão convocados. Com a nova ampliação, 87 novos militares se tornarão da Oficial da PM.

Vale lembrar que o estado vivia uma grande crise na segurança pública na época da publicação dos editais. Para resolver a situação, foi feito um investimento de mais de 230 milhões de reais na área.

Em maio de 2021, a PM ES divulgou a Convocação para o Exame Toxicológico referente ao edital para ingresso no Curso de Formação de Soldados Combatentes. Anteriormente, os resultados preliminares do concurso Polícia Militar do Espírito Santo de 2018 foram publicados.

Concurso PM ES, governador amplia oferta para 1.111 vagas - Formaçã


Simulado para PM ES

Aqui você encontrará milhares de simulados para o concurso da PM ES, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

https://www.concursosaz.com.br/simulados?f%5Bcategoria%5D=&f%5Bconcurso%5D=Pol%C3%ADcia+Militar-ES


Questões para PM ES

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões da PM ES, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

https://www.concursosaz.com.br/questoes-de-concursos?f%5Bcategoria%5D=&f%5Bconcurso%5D=Pol%C3%ADcia+Militar-ES


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o concurso da PM ES 2021 ou 2022 e tem interesse em outros concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de concursos abertos.

https://www.concursosaz.com.br/concursos-abertos


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.