Concurso para Perito Criminal
Concurso para Perito Criminal
Entenda quais funções de um Perito Criminal! O que é, o que estudar e quanto ganha?
O perito criminal é o profissional responsável por analisar o local do crime para tirar fotos, colher impressões digitais, coletar armas e munições, documentos e todos os vestígios deixados pelo autor do crime.
Após a reunião de evidências, ele realiza exames para identificar causa e tempo da morte, características físicas da vítima e do auto do crime, se houve adulteração de documentos, dentre outros fatos importantes para solucionar o crime.
Portanto, o perito criminal atua na investigação criminal. Este profissional trabalha também na coleta de provas técnicas de roubos, acidentes de trânsito, incêndios, explosões e acidentes de trabalho.
Outro detalhe que poucas pessoas sabem é que existem peritos criminais que trabalham fora da cena dos crimes contra a vida, caso do perito criminal de informática, perito financeiro e contábil e perito de meio ambiente, por exemplo. Você saberá o que eles fazem mais adiante.
Veja um pouco mais sobre Concurso para Perito Criminal :
- Quem pode ser perito criminal?
- Quais requisitos para ser perito criminal?
- O que cai na prova de perito criminal?
- Qual é o salário de um perito criminal?
Quem pode ser perito criminal?
após a conclusão do ensino superior, geralmente os editais não especificam uma formação acadêmica para exercer essa função, é necessário prestar um concurso público para se tornar um perito criminal. As instituições que normalmente contrataram para este cargo são as relacionadas a justiça e policiamento, como a polícia federal e a polícia civil.
Depois de ser aprovado no concurso, ainda é necessário realizar exames médicos e psicólogos para assumir o cargo. Além do mais, também é preciso fazer o curso de formação técnico-pericial, como vimos anteriormente.
Portanto, se você deseja tornar-se um perito criminal, fique atento aos lançamentos de editais para encontrar oportunidades de ingressar na área. Quanto antes você começar a estudar e se preparar para o concurso público, maiores serão as suas chances de sucesso.
Quais requisitos para ser perito criminal?
Ser um perito criminal, tanto civil quanto federal, exige um diploma universitário e a aprovação em um concurso público.
Quanto ao diploma, ele pode ser de várias áreas, dependendo da área da perícia em que você deseja trabalhar. Por isso, profissionais formados em Biologia, Biomedicina, Psicologia, Farmácia, Física, Ciências Contábeis, Medicina, Medicina Veterinária e diversas Engenharias, entre outros cursos, podem se candidatar nos concursos.
Muitas vezes, os editais dos concursos públicos não especificam qual formação é necessária para ser perito – apenas que ele deve ter diploma de graduação.
Depois de aprovado no concurso, o candidato deve fazer um curso específico para se formar como perito. Esse curso tem, em média, 300 horas de duração e é focado na área em que o contratado vai trabalhar.
O que cai na prova de perito criminal?
As provas de concursos públicos para perito criminal trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Estatística, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos da área e sobre Direito, veja:
Língua Portuguesa: Interpretação textual, Tipos e gêneros textuais, Acentuação, Pontuação, Crase, Estrutura e formação das palavras, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico Razão, Proporção, Regra de três, Geometria Plana, Geometria Analítica, Progressão aritmética e geométrica, Funções (linear, logarítmica, trigonométrica, exponencial, quadrática), Tabelas-verdade, Gráficos e tabelas, Equivalência lógica, Álgebra de preposições;
Direito Administrativo: Princípios, Estado, governo e administração pública, Organização administrativa do Estado, Administração direta e indireta, Agentes públicos, Atos administrativos, Controle e responsabilização da administração;
Direito Constitucional: Princípios, Direitos e garantias fundamentais, Poder Executivo, Defesa do Estado e das instituições democráticas, Ordem social;
Direito Penal: Princípios, Aplicação da lei penal, Infração penal, Fato típico e seus elementos, Imputabilidade penal, Crimes contra a pessoa, Crimes contra o patrimônio, Crimes contra a fé pública;
Direito Processual Penal: Princípios, Inquérito policial, Restrição de liberdade, Prisão em flagrante, Prisão preventiva.
Qual é o salário de um perito criminal?
O salário do perito criminal é de aproximadamente R$8.000. Mas, o valor varia bastante conforme a corporação e a localidade. No concurso para perito criminal para a Polícia Civil realizado em 2016 a remuneração foi de R$16.830,85.
Muitas pessoas relacionam a carreira de perito criminal com as séries e filmes que vêem na televisão. O perito é sempre alguém fundamental na resolução de um crime e parece saber muito mais do que todos os outros personagens – o que faz a profissão parecer algo de outro planeta.
Ser um perito criminal na vida real, no entanto, tem algumas diferenças. Saiba mais sobre o que faz um perito criminal.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z