Concurso para Guarda Municipal
Concurso para Guarda Municipal
Saiba quanto ganha e o que faz um Guarda Civil Municipal!
A função principal das Guardas Municipais é atuar na proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do Município. No entanto, falar sobre o que faz um Guarda Municipal exige que tenhamos atenção a alguns detalhes. Por exemplo, sabia que existe uma legislação federal que define algumas normas para guardas municipais? É a Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.
Segundo a Lei 13.022, que dispõe sobre o sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, a prefeitura pode criar, por lei, sua guarda municipal. Além disso, os princípios mínimos de atuação das guardas municipais são cinco. Então esses preceitos básicos são os seguintes: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso progressivo da força.
Veja um pouco mais sobre Concurso para Guarda Municipal :
- Qual a idade máxima para o concurso da Guarda Municipal?
- O que é preciso para ser um guarda municipal?
- O que devo estudar para o concurso da Guarda Municipal?
- Qual o valor do salário de um guarda municipal?
Qual a idade máxima para o concurso da Guarda Municipal?
Edital de concurso público para provimento do cargo de Guarda Municipal que estabelece limite máximo de 30 (trinta) anos de idade, para inscrição. Candidato alijado do certame, após aprovação na fase objetiva, em razão de contar com 38 (trinta e oito) anos de idade.
O que é preciso para ser um guarda municipal?
Para ser um guarda municipal, o interessado em exercer esse cargo deve ser cortês, respeitar as normas e ter boas relações com os colegas de trabalho. Um guarda municipal tem que ter noção das leis municipais, estaduais e nacionais e respeitar todos os cidadãos no seu direito de ir e vir.
A honestidade também é uma marca dos guardas municipais que devem defender o brasão da cidade com coragem e disponibilidade. Ele tem que conhecer bem o território e suas entranhas e trabalhar sempre de forma preventiva.
Para ser Guarda Municipal é preciso preencher alguns requisitos básicos como passar no concurso público para a função. Além disso, cada município pode definir seus requisitos com base em alguma lei municipal.
Entre os requisitos básicos estão: nacionalidade brasileira; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações militares e eleitorais; nível médio completo de escolaridade; idade mínima de 18 anos; aptidão física, mental e psicológica; e idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.
O que devo estudar para o concurso da Guarda Municipal?
O concurso público para guarda municipal consiste em algumas etapas. A primeira é a prova objetiva de múltipla escolha que elimina e classifica. A segunda etapa classificatória é a prova de títulos. A terceira é a de capacidade física, que também pode eliminar os candidatos.
Os conteúdos são:
Língua Portuguesa – 20 questões: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.
Raciocínio Lógico – 10 questões: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.
Conhecimentos específicos – 10 questões: Noções de primeiros socorros. Noções de Direito Constitucional: dos princípios fundamentais (artigos 1º ao 4º). Dos direitos e garantias fundamentais (artigos 5º a 11º). Da segurança pública (art. 144 – os artigos em referência são da Constituição Federal de 1988). Noções de Direito Penal: dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio (artigos 121 a 183). Dos crimes contra a fé pública. Dos crimes contra a Administração Pública (artigos 312 a 337-A – os artigos em referência são do Código Penal). Dos crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em geral. Funcionário público: conceituação. Legislação de trânsito. Código de Trânsito Brasileiro. Sistema Nacional de Trânsito: composição. Crimes de trânsito. Infrações e penalidades. Sinalização de trânsito, segurança e velocidade. Condutores de veículos – deveres e proibições. Leis de gerais das Guardas Municipais: Lei nº 13.022/14; Estatuto do Desarmamento nº 10.826/03; nº 5.123/04 e Portaria DPF nº 365/06.
Atualidades – 10 questões: Assuntos da atualidade nacional e internacional, veiculadas pelos meios de comunicação nos últimos 24 meses. Assuntos de relevância política, social, econômica e social.
Critérios de desempate: Para os casos em que haja necessidade de proceder com o desempate de candidatos, seja em fases do concurso ou na classificação final, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que:
– Tiver maior idade;
– Obtiver maior pontuação no Exame de Aptidão Física;
– Persistindo o empate, obtiver maior pontuação nas questões de Português.
Qual o valor do salário de um guarda municipal?
De acordo com as estatísticas, a média salarial de um profissional Guarda Municipal concursado pode chegar a R$3.000, tendo ele passado pelo curso de formação equivalente e tiver cursado ensino superior. Para aqueles que têm ensino fundamental, o valor pago inicial é de R$600 e com sua evolução nos estudos, poderá atingir o máximo.
O Guarda Municipal é o profissional responsável por atuar, prevenir e garantir a proteção da população que faz uso dos bens, instalações e serviços municipais. Além disso, o guarda municipal também deverá colaborar com a resolução e pacificação de conflitos que presenciarem, de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão.
Outra função desempenhada pelo profissional é proteger os patrimônios do município, sejam eles históricos, culturais, ecológicos, ambientais ou arquitetônicos. Ademais, o guarda municipal deverá interagir com a sociedade e solucionar os problemas por meio da implementação de projetos voltados para a melhoria da segurança pública.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z