Processando...

Concurso da Polícia Civil

Concurso da Polícia Civil

Saiba Como se preparar para prestar o Concurso da Polícia Civil.

As Polícias Civis (Concurso da Polícia Civil para o ensino médio) são instituições históricas, tipicamente brasileiras, que exercem funções de polícia judiciária, nas unidades federativas do Brasil, cuja função é, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal de 1988, o exercício da segurança pública. As polícias civis são subordinadas aos Governadores dos Estados ou do Distrito Federal e Territórios e dirigidas por delegados de polícia de carreira.

Veja um pouco mais sobre Concurso da Polícia Civil:

  • Qual o limite de idade para o concurso da Polícia Civil?
  • Quais os requisitos para entrar na Polícia Civil?
  • Como se preparar para o concurso da Polícia Civil?
  • Qual o limite de idade para entrar na Polícia Federal?

    Concurso da Polícia Civil

Qual o limite de idade para o concurso da Polícia Civil?

Teoricamente, não existe uma idade máxima. O que deve ser respeitado, nesse caso, é a Lei Complementar n◦ 51/85, que determina que o policial será aposentado compulsoriamente aos 65 anos. Ou seja, antes dessa idade, você pode fazer o concurso para a polícia federal sem problemas. Talvez esta idade seja um pouco alterada na Reforma da Previdência.

Quais os requisitos para entrar na Polícia Civil?

Os principais requisitos para ser um policial federal são: Cumprir as regras do edital; Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; Ter um diploma de ensino superior; Ter uma carteira de habilitação; Cumprir os requisitos de idade.

Além de se preparar para a prova escrita e para o teste físico para policial federal, outros elementos são importantes para você realmente tomar posse de seu cargo.

Todos os requisitos estão explicados nos editais de concurso e não podem ser ignorados

Como se preparar para o concurso da Polícia Civil?

separamos algumas dicas que podem ajudar você a criar um plano de estudo para concurso público, ampliar seu tempo de dedicação e a caminhar rumo à aprovação:

Separe todos os momentos livres que você tem na semana, desde a hora do almoço na empresa até os momentos no transporte público, e defina quando você pode estudar;

Encontre materiais que combinem com seu estilo de aprendizagem: vídeos, livros, podcasts, listas de exercícios, tudo pode ajudar;

Fique atento ao edital, já que suas regras podem mudar toda vez que houver um novo concurso;

Deixe as distrações de lado durante os estudos. Se você não parar o tempo todo para ver o celular ou conferir seus e-mails, vai conseguir se concentrar melhor e, assim, será mais produtivo;

Peça a colaboração de todos os membros da sua família, especialmente se você mora com um cônjuge ou se tem filhos;

Não se esqueça de se divertir, encontrar os amigos, passar um tempo com a família e cuidar da sua saúde. Isso vai ajudá-lo a se manter saudável, motivado e sem estresse até o dia da prova.

Estudar para um concurso público nunca é fácil, mas é ainda mais complicado para quem precisa dividir seu tempo com diversas responsabilidades. Organize-se, faça um bom plano de estudos e se mantenha motivado para ir bem na prova.

Qual o limite de idade para entrar na Polícia Federal?

Algumas pessoas sonham em integrar a corporação da Polícia Federal e se tornar um servidor. Mas é muito importante que não perca tempo, considerando que existe limitação de idade àqueles desejam fazer tal ingresso. Segundo as leis que regem o órgão, é indispensável que o interessado tenha entre 18 e 65 anos.

As polícias civis são dirigidas por Delegado de Polícia de carreira, mas a denominação do cargo designativo da direção-geral pode variar de um estado brasileiro para outro, como Chefe de Polícia, Delegado Geral de Polícia ou Superintendente da Polícia Civil. O Chefe de Polícia ou Delegado Geral preside o Conselho Superior da Polícia Civil, órgão colegiado de assessoramento superior integrado pelos Diretores dos Departamentos de Polícia.

Ainda de acordo com o artigo 144, § 4º, da Constituição Federal, que especifica o papel das Polícias Civis, são funções institucionais destas, ressalvada a competência da União: apurar infrações penais, exceto as militares; o exercício das funções de polícia judiciária.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z