Processando...

Até o fim deste mês Concurso Semsa Manaus, diz secretária

Até o fim deste mês Concurso Semsa Manaus, diz secretária

Com mais de 2 mil vagas previstas, o Concurso Semsa Manaus deve ter seu edital publicado até o fim deste mês, segundo a secretária de Saúde.

O edital do Concurso Semsa Manaus está previsto para ser publicado até o final deste mês. A informação foi dada na última quarta-feira, 6, pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Em reunião com mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a secretária prestou esclarecimentos sobre o próximo concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

Como antecipado em agosto pela prefeitura, a seleção terá provas em fevereiro de 2022. Mas o edital, com 2.021 vagas, deve sair até o fim deste mês, segundo a titular da pasta.

No mês passado, em entrevista ao “Alô Manaus”, da TV A Crítica, o prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou essa previsão e deu uma dica aos interessados na seleção.

“Já estaremos, a partir do mês de outubro, lançando o edital. Já podem começar a estudar desde agora, porque vamos fazer o concurso já a partir de fevereiro”, disse o prefeito.

Até o fim deste mês Concurso Semsa Manaus, diz secretária -Frente

Concurso Semsa Manaus foi anunciado em agosto

Em agosto, a Prefeitura de Manaus anunciou a realização do Concurso Semsa Manaus. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá vagas imediatas e para a formação de cadastro de reserva, em cargos como:

  • Médico;
  • Enfermeiro;
  • cirurgião-dentista;
  • Farmacêutico;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo;
  • Assistente social;
  • Fiscal de saúde;
  • Técnico em enfermagem;
  • Condutor de ambulância;
  • Assistente em administração;
  • Condutor de motolância;
  • Agente comunitário de saúde, dentre outros cargos.


Com 2.021 vagas previstas, além do cadastro reserva, o processo tramita pelas secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Casa Civil, Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM).

Ainda durante a coletiva, David Almeida informou que o concurso visa à ampliação da rede de atendimento da Prefeitura de Manaus na atenção básica.

"Temos um número grande de pessoas que estão deixando a secretária por aposentadoria ou cumpriram o tempo de trabalho. Isso deixou um vácuo muito grande de pessoas na nossa administração. Como temos um planejamento para o ano que vem de expansão da rede de atendimento, com a construção e ampliação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estamos nos antecipando e já programando a contratação dessa nova equipe, para que, quando tivermos com a nossa estrutura concluída, termos pessoas, material humano, para colocar nessas unidades e ampliar o atendimento para a cidade de Manaus em relação à atenção básica", disse.

A convocação dos aprovados será imediata. O chefe do Executivo Municipal explicou que a iniciativa só foi possível graças ao orçamento previsto para 2022.

"Eu acredito que a população de Manaus vai se preparar para esse concurso. Para aqueles que pretendem ingressar na Prefeitura de Manaus, nós estamos dando uma boa oportunidade, já no início da nossa gestão, em função do orçamento que temos para o ano que vem. A nossa necessidade é maior que o número de vagas, por isso vamos ter o cadastro reserva para que, caso venhamos precisar de mais pessoas, tenhamos nesse cadastro a condição necessária para contratar também", disse.

Até o fim deste mês Concurso Semsa Manaus, diz secretária - Logo


Resumo sobre a seleção

Órgão: Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa)

Cargos: diversos

Vagas: 2.001

Requisitos: níveis fundamental, médio, técnico e superior

Remuneração: até R$13.867,91

Banca: a definir

Edital: outubro de 2021

Até o fim deste mês Concurso Semsa Manaus, diz secretária - Logo 2


Banca organizadora ainda será definida

Apesar das previsões dadas pela Prefeitura de Manaus, a banca organizadora do concurso ainda não foi definida. Em agosto, a Semad falou sobre o contrato com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), realizado em 2020.

Em 2020, Manaus chegou a anunciar o concurso para a Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, seriam oferecidas 568 vagas mais a formação para cadastro de reserva.

Além disso, o IBFC chegou a ser contratado. No entanto, de acordo com a Semad, pasta responsável pela execução dos concursos públicos do município, devido às alterações no objeto do contrato, houve o distrato com a banca.

Por isso, um novo processo será realizado. Além disso, as vagas a serem ofertadas na seleção correspondem ao quantitativo estabelecido em 2019 (568), com exceção dos sete novos cargos que foram criados à época após a aprovação da Câmara Municipal.

O quantitativo atual é “acrescido de vagas oriundas de cargos em vacância, que estão vagos ou desocupados por diversos motivos, como exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria ou falecimento”, esclareceu a Semad.