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Simulado UNIVASF | Assistente Social | CONCURSO

Simulado UNIVASF | Assistente Social

📚 Simulado UNIVASF | Assistente Social | cód.7718

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🧪 Este Simulado UNIVASF foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: UNIVASF
  • 👔 Cargo: Assistente Social
  • 📚 Matéria: Serviço Social
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: IDECAN
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#114488
Banca
IDECAN
Matéria
Serviço Social
Concurso
UNIVASF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Desde os primórdios de sua existência, o homem expendeu energia físico-intelectual para converter a natureza às suas necessidades, organizando e planejando o tempo e a distribuição do trabalho. Sob esta perspectiva, o trabalho estrutura o intercâmbio social entre o homem e a natureza, revelando-se como resultado desse processo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao ser situado na ordem do capital, o trabalho abstrato é subsumido ao caráter concreto, destinando-se, essencialmente, à produção de valores de uso.

II. Ao mesmo tempo em que o homem transforma a natureza, transforma a si mesmo, possibilitando a transição do ser biológico para o social.

III. O processo de trabalho é caracterizado por ser uma relação mediada e consciente entre sujeito e objeto e, por isso, não requer a utilização de meios e a fixação de objetivos para alcançar resultados.

IV. É possível afirmar que o trabalho é exclusivamente humano, pois, através da prévia ideação, o homem elabora na mente sua construção antes de transformar a realidade.

Assinale

  • a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
#114489
Banca
IDECAN
Matéria
Serviço Social
Concurso
UNIVASF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

As grandes cidades brasileiras foram desordenadamente constituídas em face do histórico êxodo rural, na perspectiva da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho formal, porém, o que se configurou ao longo dos anos foi

  • a) a redução de postos de trabalho e a formação de um exército industrial de reserva, garantindo aos capitalistas as condições necessárias para uma maior exploração da classe trabalhadora e a submissão desta a seus ditames
  • b) a supressão do conjunto de privilégios que garantia direitos e hierarquias sociais a uma pequena parcela da população, repercutindo de maneira veemente em políticas de combate às desigualdades sociais e concentração de renda
  • c) uma significativa ampliação de políticas públicas criadas para atender às demandas que alicerçam as relações recíprocas e interdependentes entre os indivíduos e os diversos coletivos no seu cotidiano na sociedade.
  • d) a generalização das medidas de proteção social, como uma política social do Estado, a partir de novos compromissos por parte dos principais atores envolvidos na produção capitalista.
  • e) a elaboração de macropolíticas, planos e programas de combate à pobreza, tendo como foco a distribuição de renda e a eliminação das expressões da questão social.
#114490
Banca
IDECAN
Matéria
Serviço Social
Concurso
UNIVASF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

Uma das requisições da forma de inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho e alocação nos espaços socioinstitucionais da ordem capitalista dos monopólios é o desenvolvimento de ações instrumentais. No que tange a esse caráter instrumental, é sabido que

  • a) apresenta-se como um meio de reprodução da limitação dos direitos dos sujeitos, em face das normas e regulamentos previamente definidos pelas organizações sociais, sob os quais o profissional não exerce controle algum.
  • b) configura-se como eixo balizador da formação inicial e continuada de todos (as) os (as) profissionais da Assistência Social.
  • c) permite o estabelecimento de processos eficazes na intervenção, focados no desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas que possibilitem o enfrentamento das desigualdades sociais.
  • d) reverbera na dimensão pedagógica da profissão, mobilizando as competências necessárias para promoção de uma transformação social do indivíduo e a superação das desigualdades sociais.
  • e) constitui-se como a funcionalidade para a qual a sociedade convoca o profissional, a sua razão de ser, ao mesmo tempo em que é o que lhe possibilita a passagem das teorias às práticas.
#114491
Banca
IDECAN
Matéria
Serviço Social
Concurso
UNIVASF
Tipo
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(1,0) 19 - 

As transformações ocorridas no mundo no trabalho, decorrentes da reestruturação produtiva do capital, geraram diversas consequências, dentre as quais se incluem o aumento do desemprego estrutural, o crescimento do exército industrial de reserva e o aumento do setor informal da economia. Destaca-se, nesse movimento,

  • a) o processo de precarização das condições de trabalho e a própria falta do emprego, que se vincula à crescente degradação das condições de vida dos trabalhadores, acentuando o grau de desigualdade.
  • b) a ampliação do acesso a serviços públicos não mercantis e o alargamento da oferta de benefícios, dentre os quais se destacam os da assistência social e da saúde.
  • c) uma clivagem no atendimento das necessidades coletivas dos trabalhadores, em razão do avanço dos processos de institucionalização de movimentos sociais
  • d) o atendimento aos interesses mediatos e imediatos dos trabalhadores, no que diz respeito aos mecanismos de proteção social, por meio da ampliação da oferta de serviços e benefícios.
  • e) o reconhecimento de direitos de cidadania política e social, cada vez mais amplos para a classe trabalhadora, sendo a luta em defesa da diminuição da jornada de trabalho uma forte expressão desse processo.
#114492
Banca
IDECAN
Matéria
Serviço Social
Concurso
UNIVASF
Tipo
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(1,0) 20 - 

As políticas sociais são consideradas produtos de relações complexas e contraditórias que se processam no âmbito da luta de classes. Neste contexto, seu surgimento é relacionado

  • a) à cultura política e pedagógica.
  • b) à concepção da sociedade burguesa.
  • c) à violação da cidadania no Brasil.
  • d) às prerrogativas e deveres dos cidadãos.
  • e) à formação sócio histórica do Brasil.